
PRODUÇÃO E TECNOLOGIA DE SEMENTES
IMPORTÂNCIA DAS SEMENTES. FORMAÇÃO, MATURAÇÃO, GERMINAÇÃO, DORMÊNCIA, DETERIORAÇÃO E VIGOR DE SEMENTES. ESTABELECIMENTO DE CAMPO DE PRODUÇÃO DE SEMENTES. INSPEÇÕES DOS CAMPOS DE

FLORICULTURA E PAISAGISMO
INTRODUÇÃO À FLORICULTURA. MULTIPLICAÇÃO E PROPAGAÇÃO DE PLANTAS FLORÍFERAS E ORNAMENTAIS. INSTALAÇÃO DE CAMPOS, VIVEIROS OU CASAS-DE-VEGETAÇÃO PARA A PRODUÇÃO DE FLORES DE CORTE, PLANTAS ORNAMENTAIS OU MUDAS. COLHEITA, EMBALAGEM, ARMAZENAMENTO, TRANSPORTE, COMÉRCIO E MERCADO. CULTURA DAS PRINCIPAIS FLORES DE CORTE E DE PLANTAS FLORÍFERAS OU ORNAMENTAIS CULTIVADAS E

FITOTECNIA III
CULTURAS DO ARROZ, TRIGO, MILHO, MILHETO E SORGO: ORIGEM, IMPORTÂNCIA, PRODUÇÃO NO MUNDO, BRASIL E NO ESTADO. BIOCLIMA EXIGIDO. CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO. CULTIVARES. MÉTODOS DE PROPAGAÇÃO. SOLO, NUTRIÇÃO E ADUBAÇÃO. ÉPOCAS DE SEMEADURA. FITOSSANIDADE. PRÁTICAS CULTURAIS. COLHEITA. MANEJO PÓS-COLHEITA. CLASSIFICAÇÃO. EMBALAGEM E COMERCIALIZAÇÃO.

ECONOMIA RURAL E COMERCIALIZAÇÃO AGROPECUÁRIA
NOÇÕES DE MACRO E MICROECONOMIA. OFERTA E DEMANDA DE PRODUTOS AGRÍCOLAS. MERCADOS E PREÇOS DE PRODUTOS AGRÍCOLAS. CUSTOS DE PRODUÇÃO: DEPRECIAÇÃO, EXAUSTÃO, MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO, MARGEM DE SEGURANÇA E PONTO DE EQUILÍBRIO. COMERCIALIZAÇÃO AGRÍCOLA. SISTEMAS DE COMERCIALIZAÇÃO: ANÁLISE FUNCIONAL, ANÁLISE INSTITUCIONAL E ANÁLISE ESTRUTURAL. ESTRATÉGIAS DE COMERCIALIZAÇÃO. MERCADO DISPONÍVEL E MERCADO FUTURO. EXPORTAÇÃO DE PRODUTOS AGRÍCOLAS.