
ORIGEM DOS VERTEBRADOS, MORFOLOGIA E SISTEMÁTICA DE ANAMNIOTOS
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ORIGEM DOS VERTEBRADOS. MORFOLOGIA, FISIOLOGIA, CLASSIFICAÇÃO E ECOLOGIA DOS EQUINODERMOS, HEMICORDADOS, UROCORDADOS, CEFALOCORDADOS E VERTEBRADOS NÃO-AMNIOTOS (PEIXES E ANFÍBIOS). TÉCNICAS DE AMOSTRAGEM E MONITORAMENTO DE VERTEBRADOS EM GERAL. MÉTODOS E PRÁTICAS PARA O ENSINO DA ZOOLOGIA.

MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA
CARACTERÍSTICAS GERAIS DE BACTÉRIAS, ARCHEAS, FUNGOS E VÍRUS. MORFOLOGIA, NUTRIÇÃO, REPRODUÇÃO. PRINCIPAIS DOENÇAS CAUSADAS POR BACTÉRIAS, FUNGOS E VÍRUS. TECIDOS E ÓRGÃOS LINFÓIDES. PROPRIEDADES E FUNÇÃO DO SISTEMA IMUNE. IMUNIDADE INESPECÍFICA E ESPECÍFICA. IMUNIDADE HUMORAL E CELULAR.

FISIOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO VEGETAL
CRESCIMENTO, DIFERENCIAÇÃO, MORFOGÊNESE; REGULADORES VEGETAIS; REPRODUÇÃO NOS VEGETAIS SUPERIORES; TROPISMOS.

EVOLUÇÃO
HISTÓRIA DO PENSAMENTO EVOLUTIVO. EVIDÊNCIAS E MECANISMOS EVOLUTIVOS. VARIABILIDADE. ESTRUTURA POPULACIONAL. SELEÇÃO NATURAL. SELEÇÃO SEXUAL. ADAPTAÇÃO, EXTINÇÃO, ESPECIAÇÃO E COEVOLUÇÃO. ORIGEM DA VIDA E EVOLUÇÃO HUMANA. EVOLUÇÃO MOLECULAR. FILOGENIA. NOVIDADES EVOLUTIVAS.

ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE LICENCIATURA II
ESTUDO DA ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DO NÍVEL FUNDAMENTAL. ESTUDO DA ORGANIZAÇÃO EDUCACIONAL DO ESTADO DE MATO GROSSO: CICLOS DE FORMAÇÃO HUMANA. INTEGRAÇÃO ESCOLA X COMUNIDADE. PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO ESCOLAR. ELABORAÇÃO DE PLANOS DE ENSINO E PLANOS DE AULA. SIMULAÇÃO DE AULAS TEÓRICAS, DE LABORATÓRIO E DE CAMPO. POSTURA E ÉTICA DOCENTE. PARTICIPAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM NA ESCOLA, REGÊNCIA EM SALAS DE AULA.

ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE BACHARELADO II
O ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE BACHARELADO II VISA O TREINAMENTO DO ESTUDANTE NAS ATIVIDADES DE APRENDIZAGEM SOCIAL, PROFISSIONAL E CULTURAL ATRAVÉS DE OBSERVAÇÕES, ESTUDOS, PESQUISAS, VISITAS, EXERCÍCIO PROFISSIONAL REMUNERADO OU NÃO REMUNERADO EM EMPRESAS PÚBLICAS, PRIVADAS, ASSESSORIAS A MOVIMENTOS SOCIAIS E NA PRÓPRIA IES, SOB A ORIENTAÇÃO DE UM PROFISSIONAL DA ÁREA. ELABORAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE RELATÓRIOS TÉCNICOS. POSSIBILITAR AO ACADÊMICO A VIVENCIA DA PRÁTICA PROFISSIONAL EMBASADOS NA ÉTICA, NA TOMADA DE DECISÃO E NA PESQUISA DA REALIDADE SÓCIO-POLITICA, ECONÔMICA E CULTURAL E DA DINÂMICA DA PRÁTICA PROFISSIONAL DE SUA ÁREA E NAS ORGANIZAÇÕES ESTUDADAS.