ORIGEM DOS VERTEBRADOS, MORFOLOGIA E SISTEMÁTICA DE ANAMNIOTOS

ORIGEM DOS VERTEBRADOS, MORFOLOGIA E SISTEMÁTICA DE ANAMNIOTOS

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ORIGEM DOS VERTEBRADOS. MORFOLOGIA, FISIOLOGIA, CLASSIFICAÇÃO E ECOLOGIA DOS EQUINODERMOS, HEMICORDADOS, UROCORDADOS, CEFALOCORDADOS E VERTEBRADOS NÃO-AMNIOTOS (PEIXES E ANFÍBIOS). TÉCNICAS DE AMOSTRAGEM E MONITORAMENTO DE VERTEBRADOS EM GERAL. MÉTODOS E PRÁTICAS PARA O ENSINO DA ZOOLOGIA.

MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA

MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA

CARACTERÍSTICAS GERAIS DE BACTÉRIAS, ARCHEAS, FUNGOS E VÍRUS. MORFOLOGIA, NUTRIÇÃO, REPRODUÇÃO. PRINCIPAIS DOENÇAS CAUSADAS POR BACTÉRIAS, FUNGOS E VÍRUS. TECIDOS E ÓRGÃOS LINFÓIDES. PROPRIEDADES E FUNÇÃO DO SISTEMA IMUNE. IMUNIDADE INESPECÍFICA E ESPECÍFICA. IMUNIDADE HUMORAL E CELULAR.

FISIOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO VEGETAL

FISIOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO VEGETAL

CRESCIMENTO, DIFERENCIAÇÃO, MORFOGÊNESE; REGULADORES VEGETAIS; REPRODUÇÃO NOS VEGETAIS SUPERIORES; TROPISMOS.

EVOLUÇÃO

EVOLUÇÃO

HISTÓRIA DO PENSAMENTO EVOLUTIVO. EVIDÊNCIAS E MECANISMOS EVOLUTIVOS. VARIABILIDADE. ESTRUTURA POPULACIONAL. SELEÇÃO NATURAL. SELEÇÃO SEXUAL. ADAPTAÇÃO, EXTINÇÃO, ESPECIAÇÃO E COEVOLUÇÃO. ORIGEM DA VIDA E EVOLUÇÃO HUMANA. EVOLUÇÃO MOLECULAR. FILOGENIA. NOVIDADES EVOLUTIVAS.

ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE LICENCIATURA II

ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE LICENCIATURA II

ESTUDO DA ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DO NÍVEL FUNDAMENTAL. ESTUDO DA ORGANIZAÇÃO EDUCACIONAL DO ESTADO DE MATO GROSSO: CICLOS DE FORMAÇÃO HUMANA. INTEGRAÇÃO ESCOLA X COMUNIDADE. PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO ESCOLAR. ELABORAÇÃO DE PLANOS DE ENSINO E PLANOS DE AULA. SIMULAÇÃO DE AULAS TEÓRICAS, DE LABORATÓRIO E DE CAMPO. POSTURA E ÉTICA DOCENTE. PARTICIPAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM NA ESCOLA, REGÊNCIA EM SALAS DE AULA.

ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE BACHARELADO II

ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE BACHARELADO II

O ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE BACHARELADO II VISA O TREINAMENTO DO ESTUDANTE NAS ATIVIDADES DE APRENDIZAGEM SOCIAL, PROFISSIONAL E CULTURAL ATRAVÉS DE OBSERVAÇÕES, ESTUDOS, PESQUISAS, VISITAS, EXERCÍCIO PROFISSIONAL REMUNERADO OU NÃO REMUNERADO EM EMPRESAS PÚBLICAS, PRIVADAS, ASSESSORIAS A MOVIMENTOS SOCIAIS E NA PRÓPRIA IES, SOB A ORIENTAÇÃO DE UM PROFISSIONAL DA ÁREA. ELABORAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE RELATÓRIOS TÉCNICOS.  POSSIBILITAR AO ACADÊMICO A VIVENCIA DA PRÁTICA PROFISSIONAL EMBASADOS NA ÉTICA, NA TOMADA DE DECISÃO E NA PESQUISA DA REALIDADE SÓCIO-POLITICA, ECONÔMICA E CULTURAL E DA DINÂMICA DA PRÁTICA PROFISSIONAL DE SUA ÁREA E NAS ORGANIZAÇÕES ESTUDADAS.