
SISTEMÁTICA E TAXONOMIA DE PLANTAS VASCULARES COM FLOR
SISTEMAS DE CLASSIFICAÇÃO DE PLANTAS. IDENTIFICAÇÃO COM CHAVES ANALÍTICAS. TAXONOMIA DAS PRINCIPAIS FAMÍLIAS DO BRASIL. SISTEMÁTICA FILOGENÉTICA. CLADÍSTICA. HERBORIZAÇÃO DE PLANTAS. DIAGNOSE DAS PRINCIPAIS FAMÍLIAS DE IMPORTÂNCIA ECOLÓGICA E ECONÔMICA.

SISTEMÁTICA E BIOLOGIA DE MICRORGANISMOS
TAXONOMIA MICROBIANA. INTRODUÇÃO A FILOGENIA. FISIOLOGIA DE BACTÉRIAS, ARQUEAS, FUNGOS E LEVEDURAS. INTERAÇÕES MICROBIANAS. GENÉTICA DE MICRORGANISMOS. APLICAÇÕES DA MICROBIOLOGIA. TÉCNICAS LABORATORIAIS E MODELOS DIDÁTICOS APLICADOS AO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA.

PARASITOLOGIA
GENERALIDADES SOBRE O PARASITISMO.MORFOLOGIA, BIOLOGIA, MECANISMOS DE TRANSMISSÃO E AÇÃO. PATOGENIA, SINTOMATOLOGIA, EPIDEMIOLOGIA, PROFILAXIA DAS PRINCIPAIS PARASITOSES HUMANAS (PROTOZOÁRIOS, HELMINTOS, ARTRÓPODES E TRANSMISSORES DE DOENÇAS).

MUTAGÊNESE AMBIENTAL
FUNDAMENTOS EM TOXICOLOGIA GERAL E AMBIENTAL. GENÉTICA DO CÂNCER. EXPOSIÇÃO A AGENTES QUÍMICOS E FÍSICOS. AGENTES TERATOGÊNICOS, MUTAGÊNICOS E CARCINOGÊNICOS. FISIOPATOLOGIA E CONTAMINAÇÃO AMBIENTAL: PATOLOGIAS TÓXICAS. CARACTERÍSTICAS DA EXPOSIÇÃO A XENOBIÓTICOS. MONITORAMENTO AMBIENTAL E BIOLÓGICO. BIOINDICADORES.

ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE LICENCIATURA III
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA PARA A PRÁTICA DO ENSINO DE BIOLOGIA. PLANEJAMENTO, CONSTRUÇÃO E UTILIZAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO-PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE BIOLOGIA (ENSINO MÉDIO). O PAPEL DA PESQUISA NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES. ANÁLISE DE MATERIAIS DIDÁTICOS. DELIMITAÇÃO E OBSERVAÇÃO DE UNIDADES ESCOLARES PARA RECONHECIMENTO DE PROBLEMÁTICAS EDUCACIONAIS EM RELAÇÃO A QUESTÕES ADMINISTRATIVO-PEDAGÓGICAS E DE ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO.