
MÉTODOS DE AVALIAÇÃO DA BIODIVERSIDADE
INVENTÁRIOS BOTÂNICOS. INVENTÁRIOS FAUNÍSTICOS. DEFINIÇÃO DE ALVOS E METAS DE CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE. ANÁLISE DE VULNERABILIDADE DA BIODIVERSIDADE.

ETNOBOTÂNICA
MÉTODOS E TÉCNICAS DE COLETA E ANÁLISE DE DADOS ETNOBOTÂNICOS. AMOSTRAGEM DA VEGETAÇÃO E ÍNDICES DE DIVERSIDADE APLICADO À ETNOBOTÂNICA. ETNOBOTÂNICA APLICADA PARA A CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE. COLETA E CONSERVAÇÃO DE PLANTAS DESTINADAS AO ESTUDO ETNOBOTÂNICO. LEGISLAÇÃO SOBRE A UTILIZAÇÃO DO PATRIMÔNIO GENÉTICO. TRABALHO DE CAMPO.

ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE LICENCIATURA IV
ESTRUTURA CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO. INTEGRAÇÃO ESCOLA X COMUNIDADE. POSTURA E ÉTICA DOCENTE. PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO ESCOLAR. PLANEJAMENTO DE PROPOSTAS DE ESTUDOS BIOLÓGICOS E PRÁTICAS METODOLÓGICAS. SIMULAÇÃO DE AULAS TEÓRICAS, DE LABORATÓRIO E DE CAMPO. ELABORAÇÃO E EXECUÇÃO DE TRABALHOS JUNTO À COMUNIDADE ESCOLAR.

EPIDEMIOLOGIA E SAÚDE PÚBLICA
BASES CONCEITUAIS DA EPIDEMIOLOGIA E SAÚDE COLETIVA, DA VIGILÂNCIA EM SAÚDE PÚBLICA E DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE. PROCESSO SAÚDE-DOENÇA. ESTRUTURA EPIDEMIOLÓGICA DOS PROBLEMAS DE SAÚDE: AGENTE, HOSPEDEIRO E AMBIENTE; MEDIDAS DE FREQUÊNCIA. EPIDEMIOLOGIA DESCRITIVA E SAÚDE PÚBLICA: DISTRIBUIÇÃO DAS DOENÇAS E PROBLEMAS DE SAÚDE SEGUNDO CARACTERÍSTICAS DAS PESSOAS, DO ESPAÇO E DO TEMPO; EFEITOS DE IDADE, COORTE E PERÍODO. TRANSIÇÃO EPIDEMIOLÓGICA E TRANSIÇÃO DEMOGRÁFICA. VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA, SANITÁRIA E AMBIENTAL. BASES ESTRUTURAIS E HISTÓRICAS DA SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL.

BIOTECNOLOGIA
CONCEITO E BREVE HISTÓRICO. BIOTECNOLOGIA MOLECULAR. EXPRESSÃO HETERÓLOGA EM PROCARIOTOS E EUCARIOTOS. ENGENHARIA DE PROTEÍNAS. APLICAÇÃO DOS PROCESSOS BIOTECNOLÓGICOS NA OBTENÇÃO DE POLÍMEROS, BIOFÁRMACOS E ENZIMAS. BIOTECNOLOGIA INDUSTRIAL: PROCESSOS UPSTREAM E DOWNSTREAM. PROCESSOS FERMENTATIVOS. IMPACTO DA BIOTECNOLOGIA EM ECONOMIA E MEIO-AMBIENTE. MARCOS REGULATÓRIOS.

BIOGEOGRAFIA
DEFINIÇÃO, DIVISÃO, IMPORTÂNCIA. MÉTODOS EM BIOGEOGRAFIA. GEOSSISTEMAS: CONCEITO, CLASSIFICAÇÃO. PADRÕES DE DISTRIBUIÇÃO DOS SERES VIVOS: ENDEMISMO, COSMOPOLITISMO, FATORES. TEORIA DOS REFÚGIOS. PAN-BIOGEOGRAFIA. BIOGEOGRAFIA CLADÍSTICA. BIOGEOGRAFIA DA AMAZÔNIA