TCC II

TCC II

APRESENTAÇÃO GRÁFICA, FONTES DOCUMENTAIS, ÍNDICE, BIBLIOGRAFIA. NORMAS GERAIS PARA DEFESA DA MONOGRAFIA. NORMAS PARA PUBLICAÇÃO. ÉTICA NA PRODUÇÃO CIENTÍFICA. DIFERENTES FORMAS DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA.

SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA APLICADA A ESTUDOS BIOLÓGICOS

SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA APLICADA A ESTUDOS BIOLÓGICOS

CONCEITOS BÁSICOS DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA. ESTRUTURA DE DADOS EM SIG: VETORIAL E MATRICIAL. PRINCIPAIS CLASSES DE DADOS GEOGRÁFICOS. NOÇÕES BÁSICAS DE DIFERENTES SENSORES. RESOLUÇÃO ESPACIAL E ESPECTRAL DE IMAGENS. FOTOINTERPRETAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DE IMAGEM DE SATÉLITE. CONSTRUÇÃO DE BANCO DE DADOS.

MORFOLOGIA E SISTEMÁTICA DE VERTEBRADOS AMNIOTOS

MORFOLOGIA E SISTEMÁTICA DE VERTEBRADOS AMNIOTOS

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DOS VERTEBRADOS AMNIOTOS. MORFOLOGIA, FISIOLOGIA, CLASSIFICAÇÃO E ECOLOGIA DE VERTEBRADOS AMNIOTOS:LEPIDOSSAUROS, QUELÔNIOS, CROCODILIANOS, AVES E MAMÍFEROS. COLEÇÕES ZOOLÓGICAS DE VERTEBRADOS EM GERAL. MÉTODOS E PRÁTICAS PARA O ENSINO DA ZOOLOGIA.

MELHORAMENTO GENÉTICO

MELHORAMENTO GENÉTICO

INTRODUÇÃO AO MELHORAMENTO GENÉTICO: IMPORTÂNCIA, OBJETIVOS, PROBLEMAS, RESULTADOS ATUAIS. MELHORAMENTO GENÉTICO DE MICRORGANISMOS. A BASE GENÉTICA E CITOGENÉTICA DE MELHORAMENTO DE PLANTAS E ANIMAIS. VARIAÇÃO GENOTÍPICA E VARIAÇÃO FENOTÍPICA. POLIPLOIDIA, MUTAÇÕES, AUTOINCOMPATIBILIDADE. ESTERILIDADE MASCULINA. CENTROS DE ORIGEM. CLASSIFICAÇÃO DAS PLANTAS SEGUNDO O MODO DE REPRODUÇÃO E SUA RELAÇÃO COM O MELHORAMENTO. MÉTODOS DE MELHORAMENTO DE PLANTAS AUTÓGAMAS, ALÓGAMAS E DE ANIMAIS. CULTURA DE CÉLULAS E TECIDOS NO MELHORAMENTO GENÉTICO VEGETAL.

LICENCIAMENTO AMBIENTAL

LICENCIAMENTO AMBIENTAL

HISTÓRICO E BASES LEGAIS DO LICENCIAMENTO AMBIENTAL, TIPOS DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL SEGUNDO CARACTERÍSTICAS DOS EMPREENDIMENTOS. ELEMENTOS E ESTUDOS PARA FORMULAÇÃO DE ESTUDOS DE IMPACTO AMBIENTAL (EIA), RELATÓRIO DE IMPACTO AMBIENTAL (RIMA) E RAP – RELATÓRIO AMBIENTAL PRELIMINAR. PROCEDIMENTOS E MÉTODOS PARA AVALIAÇÃO DOS IMPACTOS AMBIENTAIS. CONCEITOS ENVOLVIDOS NA IDENTIFICAÇÃO E FORMULAÇÃO DE MEDIDAS MITIGADORAS E COMPENSATÓRIAS. GESTÃO DOS EMPREENDIMENTOS LICENCIADOS. TERMO DE AJUSTAMENTO DE CONDUTA (TAC) E MEDIDAS PUNITIVAS POR DESCUMPRIMENTO DA LEGISLAÇÃO AMBIENTAL. LIMITES E DESAFIOS DO PROCESSO DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL.

LIBRAS

LIBRAS

MODELOS EDUCACIONAIS NA EDUCAÇÃO DE SURDOS: MODELOS CLÍNICOS, ANTROPOLÓGICOS, DA DIFERENÇA E MISTOS. CULTURA E IDENTIDADES SURDAS: IDENTIFICAÇÕES E LOCAIS DAS IDENTIDADES (FAMÍLIA, ESCOLA, ASSOCIAÇÃO, ETC.) A FONOLOGIA, A MORFOLOGIA E A SINTAXE DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS. TÓPICOS DE LINGUÍSTICA APLICADOS À LÍNGUA DE SINAIS: SEMÂNTICA, PRAGMÁTICA, ANÁLISE DE DISCURSO E SOCIOLINGUÍSTICA. A QUESTÃO DO BILINGUISMO: PORTUGUÊS E LÍNGUA DE SINAIS. ATIVIDADES DE PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR.

GESTÃO E POLÍTICAS AMBIENTAIS

GESTÃO E POLÍTICAS AMBIENTAIS

ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO E GESTÃO DO ESPAÇO EM DIFERENTES ESCALAS: MUNDIAIS, NACIONAIS, REGIONAIS E LOCAIS. INSTRUMENTOS DAS POLÍTICAS DE GESTÃO AMBIENTAL, PLANEJAMENTO E IMPLEMENTAÇÃO DAS POLÍTICAS AMBIENTAIS, MODELOS DE GESTÃO SOCIOAMBIENTAL: COLABORATIVA, PARTICIPATIVA E ELETIVA. TEORIAS DE ANÁLISE DE SISTEMAS SOCIAIS, ECONÔMICOS E AMBIENTAIS. ANÁLISE DE PROPOSTAS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (ESTUDOS E PROPOSIÇÕES DE CASOS). PROCESSOS EDUCATIVOS E GESTÃO AMBIENTAL.

ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE BACHARELADO III

ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE BACHARELADO III

O ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE BACHARELADO III VISA O TREINAMENTO DO ESTUDANTE NAS ATIVIDADES DE APRENDIZAGEM SOCIAL, PROFISSIONAL E CULTURAL ATRAVÉS DE OBSERVAÇÕES, ESTUDOS, PESQUISAS, VISITAS, EXERCÍCIO PROFISSIONAL REMUNERADO OU NÃO REMUNERADO EM EMPRESAS PÚBLICAS, PRIVADAS, ASSESSORIAS A MOVIMENTOS SOCIAIS E NA PRÓPRIA IES, SOB A ORIENTAÇÃO DE UM PROFISSIONAL DA ÁREA. ELABORAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE RELATÓRIOS TÉCNICOS.  POSSIBILITAR AO ACADÊMICO A VIVENCIA DA PRÁTICA PROFISSIONAL EMBASADOS NA ÉTICA, NA TOMADA DE DECISÃO E NA PESQUISA DA REALIDADE SÓCIO-POLITICA, ECONÔMICA E CULTURAL E DA DINÂMICA DA PRÁTICA PROFISSIONAL DE SUA ÁREA E NAS ORGANIZAÇÕES ESTUDADAS.