MANEJO DE BACIAS HIDROGRÁFICAS

MANEJO DE BACIAS HIDROGRÁFICAS

A FLORESTA E O CICLO HIDROLÓGICO. DINÂMICA DA ÁGUA EM SOLOS FLORESTADOS. PROTEÇÃO DE NASCENTES. IMPORTÂNCIA E FUNÇÃO DAS MATAS CILIARES. A ARTE E A TÉCNICA DE SUPRIMENTO HÍDRICO. FENÔMENOS HIDROLÓGICOS E A PRODUTIVIDADE FLORESTAL. EFEITO DO REFLORESTAMENTO, DESFLORESTAMENTO E DA EXPLORAÇÃO FLORESTAL SOBRE OS RECURSOS HÍDRICOS. CONCEITOS BÁSICOS DE BACIAS HIDROGRÁFICAS. POLÍTICA E LEGISLAÇÃO PARA MANEJO DOS RECURSOS DA BACIA HIDROGRÁFICA. USO RACIONAL DOS RECURSOS DA BACIA HIDROGRÁFICA. CONTROLE E PRODUÇÃO DE ÁGUA EM MICROBACIAS HIDROGRÁFICAS FLORESTADAS. FLORESTA E QUALIDADE DA ÁGUA. FASES DO MANEJO DA BACIA HIDROGRÁFICA. DELIMITAÇÃO DE BACIAS HIDROGRÁFICAS EM CARTAS PLANI-ALTIMÉTRICAS. CURVA HIPSOMÉTRICA. CURVA DE DECLIVIDADE. CÁLCULO DOS PRINCIPAIS COEFICIENTES DE BACIAS HIDROGRÁFICAS.

IMPACTOS AMBIENTAIS E RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS

IMPACTOS AMBIENTAIS E RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS

IMPACTOS AMBIENTAIS: CONCEITOS E CLASSIFICAÇÃO. DIAGNÓSTICO AMBIENTAL. CARACTERIZAÇÃO DOS MEIOS FÍSICO, BIÓTICO E ANTRÓPICO. METODOLOGIAS DE AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL. PROGNÓSTICO AMBIENTAL. EIA/RIMA. INDICADORES DE IMPACTO AMBIENTAL. PLANOS E PROGRAMAS DE MONITORIZAÇÃO DE IMPACTOS. MEDIDAS MITIGADORAS DE IMPACTO AMBIENTAL. CONCEITO DE DEGRADAÇÃO E RECUPERAÇÃO AMBIENTAL. CAUSAS E EFEITOS DA DEGRADAÇÃO AMBIENTAL. LEGISLAÇÃO APLICADA À RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS. SUCESSÃO ECOLÓGICA E A REABILITAÇÃO DE ECOSSISTEMAS. TÉCNICAS E MODELOS DE RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS. INDICADORES DE RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS.

ECONOMIA FLORESTAL

ECONOMIA FLORESTAL

O SETOR FLORESTAL BRASILEIRO E MUNDIAL. A FUNÇÃO DE PRODUÇÃO FLORESTAL. ESTUDO DOS CUSTOS NA EMPRESA FLORESTAL. MATEMÁTICA FINANCEIRA APLICADA AO SETOR FLORESTAL. MÉTODO DE AVALIAÇÃO ECONÔMICA DE PROJETOS FLORESTAIS. CLASSIFICAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS. EXPLORAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS E NÃO RENOVÁVEIS. VALORAÇÃO, PRODUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS FLORESTAIS MADEIREIROS E NÃO MADEIREIROS. CADEIAS PRODUTIVAS. MERCADO DE BENS E SERVIÇOS AMBIENTAIS.

AJUSTAMENTO DE OBSERVAÇÕES GEODÉSICAS

AJUSTAMENTO DE OBSERVAÇÕES GEODÉSICAS

CONCEITOS BÁSICOS, LEI DAS PROBABILIDADES, COMPOSIÇÃO OU PROPAGAÇÃO DE ERROS. COMPENSAÇÃO POR MÍNIMOS QUADRADOS.