Seja Bem Vindo(a)!
Skip available courses
Available courses

TEORIA DO DIREITO I
DIREITO E MORAL. CONCEITO DE DIREITO. RELACIONAMENTO DO DIREITO COM AS DEMAIS FORMAS DE CONHECIMENTO. DIREITO OBJETIVO E DIREITO SUBJETIVO. FONTES DO DIREITO. DIREITO PÚBLICO E DIREITO PRIVADO: PERSPECTIVAS CRÍTICAS. DIREITO E LEI: TÉCNICA LEGISLATIVA. AS FONTES DO DIREITO NOS SISTEMAS ROMANISTAS E NA “COMMON LAW”. ENFOQUES TEÓRICOS: ZETÉTICA E DOGMÁTICA. TEORIA DA DECISÃO. JURISPRUDÊNCIA. DIREITO E JUSTIÇA. DIREITO E SEGURANÇA JURÍDICA. ESCOLAS JURÍDICAS.

LÍNGUA PORTUGUESA
CONCEITOS FUNDAMENTAIS E PROBLEMATIZAÇÕES. CONCEITOS BÁSICOS DE “LÍNGUA”, “FALA” E “CULTURA”. TEORIAS E ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO. A QUESTÃO DA NATUREZA DA LÍNGUA EM FACE DAS VARIANTES LINGUÍSTICAS. FUNÇÕES DA LINGUAGEM. A LINGUAGEM FALADA E ESCRITA. O PROBLEMA DA COMUNICAÇÃO EM FACE DA DISTINÇÃO ENTRE A LÍNGUA ORAL E ESCRITA E DE SUAS CORRESPONDENTES FORMAS CULTURAIS. FIGURAS DE LINGUAGEM. MODOS DE SIGNIFICAÇÃO EM LINGUAGEM VERBAL TÉCNICAS DE ARGUMENTAÇÃO. EFICÁCIA E FALÁCIA DA COMUNICAÇÃO. A DENOTAÇÃO DO RECURSO DE LEITURA REFERENCIAL DA REALIDADE. A CONOTAÇÃO COMO RECURSO INDISPENSÁVEL PARA SE FOMENTAR A EXPRESSIVIDADE. A NOÇÃO DE “TEXTO”, “TEXTUALIDADE”. GÊNEROS DE COMPOSIÇÃO DO TEXTO. DESCRIÇÃO. NARRAÇÃO. ARGUMENTAÇÃO. TEXTO DISSERTATIVO. TEXTO ARGUMENTATIVO. TEXTOS LITERÁRIOS E NÃO LITERÁRIOS. PRODUÇÃO E ANÁLISE DE TEXTOS TÉCNICOS. FUNDAMENTOS E ESTÉTICA DA COMUNICAÇÃO OFICIAL.

HISTÓRIA DO DIREITO
INTRODUÇÃO: POSITIVISMO/HISTORICISMO E HISTÓRIA DO DIREITO. A ESCOLA DOS ANNALES. MARXISMO E SUAS RELAÇÕES COM A HISTÓRIA DO DIREITO. A CRÍTICA FOUCAULTIANA DO SUJEITO, A HISTÓRIA DOS VENCIDOS DE WALTER BENJAMIN E SUAS RELAÇÕES COM A HISTÓRIA DO DIREITO. MENTALIDADE JURÍDICA MEDIEVAL. FORMAÇÃO DO DIREITO COMUM EUROPEU. ESCOLAS DOS GLOSADORES E DOS COMENTADORES. RECEPÇÃO MEDIEVAL DO DIREITO ROMANO. CRISE DAS ESTRUTURAS MEDIEVAIS E DIREITO. FORMAÇÃO DO PENSAMENTO JURÍDICO MODERNO. JUSNATURALISMO MODERNO E FORMAÇÃO DA SUBJETIVIDADE MODERNA. A FORMAÇÃO DA PROPRIEDADE E A TEMATIZAÇÃO DO SUJEITO DE DIREITO. CONTRATUALISMO E POLÍTICA MODERNA. ESTADOS NACIONAIS E DIREITO NO ANTIGO REGIME. REVOLUÇÕES BURGUESAS, CODIFICAÇÃO MODERNA E ‘ABSOLUTISMO JURÍDICO’. ESCOLAS DO POSITIVISMO JURÍDICO. PANDECTÍSTICA. CRISE DO ESTADO DE DIREITO. SÉCULO XX E A EMERGÊNCIA DO ESTADO CONSTITUCIONAL. DEMOCRACIA, TOTALITARISMO E DIREITO. DIREITO COLONIAL E IMPERIAL DO BRASIL E PLURALISMO JURÍDICO. LIBERALISMO E CODIFICAÇÃO NO BRASIL DO SÉCULO XIX. ESCRAVIDÃO E ESTRUTURAS JURÍDICO-POLÍTICAS NA COLÔNIA E NO IMPÉRIO BRASILEIRO. LIBERALISMO E CODIFICAÇÃO NO BRASIL DO SÉCULO XIX. ENSINO JURÍDICO NO BRASIL IMPÉRIO E NA REPÚBLICA VELHA. BACHARELISMO E LIBERALISMO NO BRASIL.

FILOSOFIA GERAL
DEFINIÇÃO E CONCEITO DA FILOSOFIA. O PROBLEMA DA LÓGICA FORMAL E MATERIAL. OS MÉTODOS DA FILOSOFIA. PERÍODOS DA HISTÓRIA DA FILOSOFIA. O QUESTIONAMENTO ORIGINÁRIO DA FILOSOFIA, ENQUANTO BUSCA DO CONHECIMENTO E SEU DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO. CRÍTICA AOS PRESSUPOSTOS DO PENSAMENTO CIENTÍFICO. FILOSOFIA MODERNA. FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA. ESCOLA DE FRANKFURT. FILOSOFIA E O CONTEXTO BRASILEIRO: O PROBLEMA DA DEPENDÊNCIA OU COLONIALISMO CULTURAL NA SOCIEDADE BRASILEIRA.

ECONOMIA POLÍTICA
CONTEXTO HISTÓRICO DA ECONOMIA POLÍTICA. RAÍZES E POSTULADOS DAS PROPOSTAS CLÁSSICAS, NEO-CLÁSSICAS, MARXISTA E KEYNESIANA. O LIBERALISMO ECONÔMICO E A FASE MERCANTILISTA. O SISTEMA ECONÔMICO CAPITALISTA: FORMAÇÃO E EVOLUÇÃO. A TEORIA DO VALOR. AS CATEGORIAS ECONÔMICAS: RENDA, JURO, LUCRO, SALÁRIO. CONCORRÊNCIA. A FORMAÇÃO DOS PREÇOS E O FUNCIONAMENTO DO MERCADO. INDUSTRIALIZAÇÃO, INTERNACIONALIZAÇÃO DA ECONOMIA E PARTICIPAÇÃO DO ESTADO NO PROCESSO ECONÔMICO. A ORDEM ECONÔMICA INTERNACIONAL. ESTADO CONTEMPORÂNEO, GLOBALIZAÇÃO E ECONOMIA NACIONAL. DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E PAPEL DO DIREITO. ANÁLISE ECONÔMICA DO DIREITO. TENDÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS EM ECONOMIA POLÍTICA.

CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO
CONCEITO, OBJETO E MÉTODO DA CIÊNCIA POLÍTICA. SOCIEDADE: ORIGENS, ELEMENTOS, FINALIDADE, PODER SOCIAL. ESTADO: ORIGENS, TIPOS DE ESTADO, SOBERANIA, TERRITÓRIO, POVO E POPULAÇÃO, FINALIDADE E FUNÇÕES DO ESTADO, PODER DO ESTADO, CONCEITO DE ESTADO. ESTADO E GOVERNO: DEMOCRACIA DIRETA, SEMIDIRETA E REPRESENTATIVA, REPRESENTAÇÃO POLÍTICA, O SUFRÁGIO, SISTEMAS ELEITORAIS, SEPARAÇÃO DE PODERES. FORMAS DE ESTADO, FORMAS DE GOVERNO. SISTEMAS DE GOVERNO. PROBLEMAS DO ESTADO CONTEMPORÂNEO. OS PARTIDOS POLÍTICOS. SISTEMAS DE PARTIDOS. O PARTIDO POLÍTICO NO BRASIL.

TEORIA DO DIREITO II
O FUNDAMENTO DO DIREITO. TEORIAS DO DIREITO: UMA INTRODUÇÃO CRÍTICA. DIREITO E CIÊNCIA JURÍDICA. TEORIA DA NORMA JURÍDICA. TEORIA DO ORDENAMENTO JURÍDICO: COMPOSIÇÃO E ESTRUTURA. DOGMÁTICA JURÍDICA E RUPTURA EPISTEMOLÓGICA: POSITIVISMO, JUSNATURALISMO, O GARANTISMO, O EGOLOGISMO, OS PRINCÍPIOS, O DIREITO, PODER E DEMOCRACIA.

SOCIOLOGIA DO DIREITO
CONTEXTO HISTÓRICO DA SOCIOLOGIA DO DIREITO. SOCIOLOGIA DO DIREITO: CONCEITO, OBJETO E MÉTODO. QUADROS TEÓRICOS REFERENCIAIS PARA O ESTUDO DA RELAÇÃO DIREITO-SOCIEDADE. ABORDAGENS E METODOLOGIAS SOCIOLÓGICAS JURÍDICAS CLÁSSICAS E CONTEMPORÂNEAS. O IMPACTO DAS NORMAS E DO SISTEMA DE JUSTIÇA NA REALIDADE SOCIAL. TENDÊNCIAS DA SOCIOLOGIA JURÍDICA NO BRASIL. PESQUISA QUANTITATIVA E QUALITATIVA NA SOCIOLOGIA JURÍDICA: A APLICAÇÃO EM INVESTIGAÇÃO DE CAMPO.

FILOSOFIA DO DIREITO
CONCEITO E TAREFA DA FILOSOFIA DO DIREITO. METODOLOGIA GERAL E MÉTODO DA FILOSOFIA DO DIREITO. HISTÓRIA DA FILOSOFIA DO DIREITO: FILOSOFIA GREGA; JURISTAS ROMANOS. O RENASCIMENTO. IDADE MODERNA. A FILOSOFIA DO DIREITO EM OUTROS PAÍSES. RELAÇÕES ENTRE DIREITO E MORAL. RELAÇÕES ENTRE O DIREITO E ESTADO. FUNDAMENTOS DA EFETIVIDADE DO DIREITO. DOUTRINAS NEGADORAS DA POSSIBILIDADE DE FUNDAMENTAR O DIREITO.

DIREITO CIVIL I - PARTE GERAL I
CONCEITO E PRINCÍPIOS DO DIREITO CIVIL. CONSTITUCIONALIZAÇÃO DO DIREITO CIVIL. SUJEITOS DE DIREITO. PESSOA FÍSICA. DIREITOS DA PERSONALIDADE. PESSOA JURÍDICA. DOMICÍLIO. BENS E COISAS. LEI DE INTRODUÇÃO ÀS NORMAS DO DIREITO BRASILEIRO.

ANTROPOLOGIA JURÍDICA
O CAMPO DE ESTUDO DA ANTROPOLOGIA. INTRODUÇÃO ÀS TEORIAS ANTROPOLÓGICAS. ANTROPOLOGIA BRASILEIRA. ANTROPOLOGIA JURÍDICA: HISTÓRIA, CONCEITO, OBJETO E MÉTODO. A ORDEM NAS SOCIEDADES SIMPLES. PLURALISMO JURÍDICO. O DIREITO EM UMA PERSPECTIVA MULTICULTURAL. SOLUCIONANDO CONFLITOS: PRINCÍPIOS DE CLASSIFICAÇÃO DAS SOLUÇÕES, AS JUSTIÇAS INFORMAIS E O PODER DOS SERVENTUÁRIOS, O JULGAMENTO, A DEVOLUÇÃO SOCIAL DA PROFISSÃO DE JUIZ.

DIREITO CONSTITUCIONAL I
CONSTITUCIONALISMO: DA ANTIGUIDADE CLÁSSICA AO CONSTITUCIONALISMO CONTEMPORÂNEO. CONSTITUIÇÃO: CONCEITO E CLASSIFICAÇÕES (TIPOLOGIA). TEORIA DA NORMA CONSTITUCIONAL. INTERPRETAÇÃO DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS. PREÂMBULO E ADCT. HISTÓRICO DAS CONSTITUIÇÕES DO BRASIL: DE 1824 ATÉ 1988. FUNDAMENTOS DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL. OBJETIVOS FUNDAMENTAIS DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL. PODER CONSTITUINTE ORIGINÁRIO. REFORMA E REVISÃO CONSTITUCIONAL. MUTAÇÃO CONSTITUCIONAL. NOÇÕES ACERCA DA TEORIA GERAL DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS. ORGANIZAÇÃO POLÍTICO-ADMINISTRATIVA.

DIREITO CONSTITUCIONAL II
ORGANIZAÇÃO DOS PODERES. PROCESSO LEGISLATIVO. FUNÇÕES ESSENCIAIS À JUSTIÇA. CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE. DEFESA DO ESTADO E DAS INSTITUIÇÕES DEMOCRÁTICAS. DA ORDEM ECONÔMICA E FINANCEIRA: NOÇÕES. DA ORDEM SOCIAL: NOÇÕES.

PSICOLOGIA JURÍDICA
PSICOLOGIA JURÍDICA. INTERDISCIPLINARIDADE: ÂMBITO DE ABRANGÊNCIA NAS DIFERENTES ÁREAS DO DIREITO - INTERDISCIPLINARIDADE. ESFERA CRIMINAL, CÍVEL, INFÂNCIA E JUVENTUDE E DIREITO DE FAMÍLIA. DESENVOLVIMENTO DA PERSONALIDADE HUMANA. PROVAS, PERÍCIAS E AVALIAÇÕES PSICOLÓGICAS. DETERMINANTES SOCIOECONÔMICOS, CULTURAIS E POLÍTICOS DA DELINQUÊNCIA E CRIMINALIDADE. OS CONCEITOS DE RESPONSABILIDADE, PERICULOSIDADE, DOENÇA MENTAL E ANORMALIDADE PSÍQUICA. A PESQUISA CIENTÍFICA NO CAMPO DA PSICOLOGIA JURÍDICA.

METODOLOGIA DA PESQUISA JURÍDICA
TEORIAS DO CONHECIMENTO. TIPOS DE MÉTODOS CIENTÍFICOS. PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO E MÉTODOS DE PESQUISA EM DIREITO. TÉCNICAS E PROCEDIMENTOS DA PESQUISA NA ÁREA JURÍDICA. PESQUISA DE CAMPO, DOCUMENTAL E BIBLIOGRÁFICA. INDICATIVOS GERAIS DE FORMAÇÃO DO TRABALHO: ARTIGOS, RESENHAS, PAPERS, RESUMO SIMPLES, RESUMO EXPANDIDO, TRABALHOS DIDÁTICOS. A ESCOLHA DO TEMA. A ELABORAÇÃO DO PLANO. A REDAÇÃO. O TEXTO DEFINITIVO. A APRESENTAÇÃO GRÁFICA E SUSTENTAÇÃO DA MONOGRAFIA.

DIREITO PROCESSUAL CIVIL I
CONCEITO E ESPECIFICIDADES DO DIREITO PROCESSUAL. PROCESSO E DIREITO MATERIAL. NEOCONSTITUCIONALISMO. NEOPROCESSUALISMO. FORMALISMO VALORATIVO. A ATUAL FASE DA CIÊNCIA DO PROCESSO. PROCESSO E DIREITOS FUNDAMENTAIS. PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS DO PROCESSO. JURISDIÇÃO NO ESTADO CONSTITUCIONAL. AÇÃO NO ESTADO CONSTITUCIONAL. DEFESA NO ESTADO CONSTITUCIONAL. PROCESSO E PROCEDIMENTO NO ESTADO CONSTITUCIONAL. PRESSUPOSTOS PROCESSUAIS. PARTES E PROCURADORES. PODER JUDICIÁRIO E AUXILIARES DA JUSTIÇA. TENDÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS EM DIREITO PROCESSUAL.FUNÇÕES ESSENCIAIS À JUSTIÇA.

DIREITO CIVIL II - PARTE GERAL
FATOS JURÍDICOS CIVIS. NEGÓCIO JURÍDICO. ELEMENTOS ACIDENTAIS. DEFEITOS DOS NEGÓCIOS JURÍDICOS. INVALIDADE DOS NEGÓCIOS JURÍDICOS. EXTINÇÃO DOS DIREITOS. PROVA DOS FATOS JURÍDICOS. PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA.

DIREITO PENAL I
CONCEITO E PRINCÍPIOS DO DIREITO PENAL. HISTÓRIA DO DIREITO PENAL. SISTEMA PENAL. NORMA PENAL. APLICAÇÃO DA LEI PENAL NO TEMPO E NO ESPAÇO. TEORIA GERAL DO DELITO. CRIME, CONCEITO E CLASSIFICAÇÃO. CONDUTA. RELAÇÃO DE CAUSALIDADE. TIPICIDADE. TIPO. DOLO E CULPA. ANTIJURIDICIDADE. CULPABILIDADE. CRIME CONSUMADO E TENTADO. TEORIAS DA IMPUTAÇÃO OBJETIVA, DA TIPICIDADE CONGLOBANTE, DA CO-CULPABILIDADE, DA FALTA PUNÍVEL, DENTRE OUTROS.

DIREITO PROCESSUAL PENAL I
CONCEITO. CARACTERÍSTICAS. O CÓDIGO DE PROCESSO PENAL. A CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA DE 1988 E O PROCESSO CONSTITUCIONAL. LEI PROCESSUAL PENAL NO TEMPO E NO ESPAÇO. PRINCÍPIOS. SISTEMAS PROCESSUAIS. INVESTIGAÇÃO PRELIMINAR: INQUÉRITO POLICIAL E INQUÉRITOS NÃO POLICIAIS. AÇÃO PENAL. AÇÃO CIVIL EX DELICTO. JURISDIÇÃO PENAL E COMPETÊNCIA.

DIREITOS FUNDAMENTAIS
TEORIA GERAL DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS: CONCEITO DE DIREITOS FUNDAMENTAIS, EVOLUÇÃO HISTÓRICA, CARACTERÍSTICAS, FUNÇÕES, TITULARIDADE, DIMENSÕES SUBJETIVA E OBJETIVA DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS, DIREITOS FUNDAMENTAIS E RELAÇÕES ESPECIAIS DE SUJEIÇÃO, INTERPRETAÇÃO DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS, LIMITAÇÕES DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS. DIREITOS FUNDAMENTAIS EM ESPÉCIE: DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS, DIREITOS FUNDAMENTAIS DE CARÁTER JUDICIAL E GARANTIAS CONSTITUCIONAIS DO PROCESSO: NOÇÕES, DIREITOS SOCIAIS, DIREITO DE NACIONALIDADE, DIREITOS POLÍTICOS.

DIREITO PROCESSUAL CIVIL II
CONCEITO. CARACTERÍSTICAS. OBJETO. PRINCÍPIOS. JURISDIÇÃO CIVIL. CONTENCIOSA E VOLUNTÁRIA. SUBSTITUTIVOS. DA AÇÃO. HISTÓRICO. TEORIAS. CONDIÇÕES DA AÇÃO. ELEMENTOS DA AÇÃO. AÇÃO MANDAMENTAL. AÇÃO NO DIREITO DO TRABALHO. AÇÃO NO DIREITO PENAL. AÇÃO DECLARATÓRIA. DO PROCESSO. CONCEITO. PROCEDIMENTO COMUM E ESPECIAL. SISTEMA DA ORALIDADE. PRAZOS. ATOS DE COMUNICAÇÃO PROCESSUAL: CITAÇÃO E INTIMAÇÃO. PRESSUPOSTOS. COMPETÊNCIA. CONCEITO. CRITÉRIOS DE DIVISÃO DO TRABALHO JURISDICIONAL. PRINCÍPIOS INFORMADORES. AÇÃO CIVIL PÚBLICA. DO ADVOGADO. DO MINISTÉRIO PÚBLICO. DA MAGISTRATURA. DA DEFENSORIA PUBLICA.

DIREITO PENAL II
PENA: HISTÓRIA E EVOLUÇÃO. PENAS PRIVATIVAS DE LIBERDADE E RESTRITIVA DE DIREITOS. PENAS PECUNIÁRIAS. APLICAÇÃO DAS PENAS DE PRISÃO E ALTERNATIVAS. CONCURSO DE CRIMES E CONCURSO DE PESSOAS. SUSPENSÃO CONDICIONAL DA PENA. LIVRAMENTO CONDICIONAL. EFEITOS DA CONDENAÇÃO. MEDIDAS DE SEGURANÇA. EXTINÇÃO DA PUNIBILIDADE. PRESCRIÇÃO.

DIREITO CIVIL III - DIREITO DAS OBRIGAÇÕES
CONCEITO E PRINCÍPIOS DO DIREITO DAS OBRIGAÇÕES. NOÇÃO, ESTRUTURA E FUNÇÃO DAS OBRIGAÇÕES. FONTES DAS OBRIGAÇÕES. A RELAÇÃO JURÍDICA OBRIGACIONAL. MODALIDADES DAS OBRIGAÇÕES. DO ADIMPLEMENTO DAS OBRIGAÇÕES. TRANSMISSÕES DAS OBRIGAÇÕES. DO INADIMPLEMENTO OBRIGACIONAL. DA RESPONSABILIDADE CIVIL CONTRATUAL.

DIREITO ADMINISTRATIVO I
NOÇÕES PRELIMINARES ACERCA DO DIREITO ADMINISTRATIVO. REGIME JURÍDICO ADMINISTRATIVO. RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO. ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA. TERCEIRO SETOR. PODERES DA ADMINISTRAÇÃO E DOS ADMINISTRADORES. ATOS ADMINISTRATIVOS. BENS PÚBLICOS. CONTROLE DA ADMINISTRAÇÃO

PRÁTICA JURÍDICA I - CIVIL
ASPECTOS PROCESSUAIS E CARTORÁRIOS: A JUSTIÇA – ORGANIZAÇÃO JUDICIÁRIA. PROCEDIMENTO ORDINÁRIO. PROCEDIMENTO SUMARÍSSIMO. PROCESSO CAUTELAR. PROCEDIMENTOS ESPECIAIS DE JURISDIÇÃO CONTENCIOSA. PROCEDIMENTOS ESPECIAIS DE JURISDIÇÃO VOLUNTÁRIA. PROCESSO DE EXECUÇÃO. RECURSOS. (A DESDOBRAR). DE CONFORMIDADE COM O REGIMENTO DE ESTÁGIO, OS ALUNOS DEVERÃO FAZER ATIVIDADES PRÁTICAS SIMULADAS E REAIS INERENTES A: 1. MAGISTRADOS; 2. MINISTÉRIO PÚBLICO; 3. ADVOGADOS.

DIREITO PROCESSUAL PENAL II
QUESTÕES E PROCESSOS INCIDENTES. TEORIA GERAL DA PROVA. PROVAS EM ESPÉCIE. SUJEITOS DO PROCESSO. PRISÕES CAUTELARES. LIBERDADE PROVISÓRIA. MEDIDAS CAUTELARES DIVERSAS DA PRISÃO.

DIREITO PROCESSUAL CIVIL III
PETIÇÃO INICIAL. PEDIDO. VALOR DA CAUSA. LITISCONSÓRCIO. INTERVENÇÃO DE TERCEIROS. RESPOSTA: CONTESTAÇÃO. EXCEÇÕES. RECONVENÇÃO. REVELIA. INSTRUÇÃO: PROVAS, TEORIA GERAL , PROVAS EM ESPÉCIE: TESTEMUNHAL, DOCUMENTAL, PERICIAL, DEPOIMENTO PESSOAL, EXIBIÇÃO DE DOCUMENTO, INCIDENTE DE FALSIDADE, CONFISSÃO, INSPEÇÃO PESSOAL, AUDIÊNCIA DE INSTRUÇÃO E JULGAMENTO. SENTENÇA. PROCEDIMENTOS ESPECIAIS DE JURISDIÇÃO VOLUNTÁRIA.

DIREITO PENAL III
CRIMES CONTRA A PESSOA. CRIMES CONTRA O PATRIMÔNIO. CRIMES CONTRA A PROPRIEDADE IMATERIAL. CRIMES CONTRA A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO. CRIMES CONTRA O SENTIMENTO RELIGIOSO E CONTRA O RESPEITO AOS MORTOS.

DIREITO CIVIL IV - TEORIA DOS CONTRATOS
CONCEITO DE CONTRATO. PRINCÍPIOS CONTRATUAIS. REQUISITOS DE VALIDADE. FORMAÇÃO DO CONTRATO. INTERPRETAÇÃO DOS CONTRATOS. CLASSIFICAÇÃO DOS CONTRATOS. CIRCULAÇÃO E EFEITOS DOS CONTRATOS. INVALIDADE E INEFICÁCIA DOS CONTRATOS. VÍCIOS REDIBITÓRIOS. EVICÇÃO. EXTINÇÃO DOS CONTRATOS.

DIREITO AMBIENTAL I
MEIO AMBIENTE COMO BEM JURÍDICO AUTÔNOMO E TRANSINDIVIDUAL. O DIREITO AMBIENTAL E SEU CONTEÚDO HISTÓRICO. DIREITO INTERNACIONAL DO MEIO AMBIENTE. PRINCÍPIOS INFORMADORES DO DIREITO AMBIENTAL. MEIO AMBIENTE NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL. SISTEMA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE – SISNAMA. INSTRUMENTOS DE POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE. REGIME JURÍDICO DE PROTEÇÃO DE RECURSOS AMBIENTAIS. RESPONSABILIDADE EM MATÉRIA AMBIENTAL. TUTELA PREVENTIVA E REPARATÓRIA DE DANOS AMBIENTAIS. RESPONSABILIDADE CIVIL AMBIENTAL. INSTRUMENTOS EXTRAPROCESSUAIS. AÇÃO CIVIL PÚBLICA, AÇÃO POPULAR, MANDADO DE SEGURANÇA COLETIVO E OUTROS INSTRUMENTOS PROCESSUAIS. RESPONSABILIDADE PENAL E ADMINISTRATIVA AMBIENTAL.

DIREITO ADMINISTRATIVO II
LICITAÇÃO. CONTRATOS ADMINISTRATIVOS. SERVIÇOS PÚBLICOS. AGENTES PÚBLICOS. INTERVENÇÃO DO ESTADO NA PROPRIEDADE.

PRÁTICA JURÍDICA II - CIVIL
ELABORAÇÃO DE PETIÇÕES INICIAIS E CONTESTAÇÕES. RECURSOS EM CASOS CONCRETOS SOB ORIENTAÇÃO. ASPECTOS PROCESSUAIS E CARTORÁRIOS: A JUSTIÇA – ORGANIZAÇÃO JUDICIÁRIA. PROCEDIMENTO ORDINÁRIO. PROCEDIMENTO SUMARÍSSIMO. PROCESSO CAUTELAR. PROCEDIMENTOS ESPECIAIS DE JURISDIÇÃO CONTENCIOSA. PROCEDIMENTOS ESPECIAIS DE JURISDIÇÃO VOLUNTÁRIA. PROCESSO DE EXECUÇÃO. RECURSOS. (A DESDOBRAR). DE CONFORMIDADE COM O REGIMENTO DE ESTÁGIO, OS ALUNOS DEVERÃO FAZER ATIVIDADES PRÁTICAS SIMULADAS E REAIS INERENTES A: 1. MAGISTRADOS; 2. MINISTÉRIO PÚBLICO; 3. ADVOGADOS.

MICROSSISTEMA DE DIREITOS DIFUSOS E COLETIVOS I
INTERESSE PÚBLICO E INTERESSE PRIVADO. INTERESSE PÚBLICO PRIMÁRIO E SECUNDÁRIO. INTERESSES TRANSINDIVIDUAIS E SUA TUTELA COLETIVA. INTERESSES DIFUSOS. INTERESSES COLETIVOS. INTERESSES INDIVIDUAIS HOMOGÊNEOS. REGIME CONSTITUCIONAL DO PROCESSO COLETIVO. A ATUAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO NA PROTEÇÃO DOS INTERESSES DIFUSOS E COLETIVOS. AÇÃO CIVIL PÚBLICA. AÇÃO DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA. AÇÃO POPULAR. MANDADO DE SEGURANÇA COLETIVO. AÇÃO PENAL PARA A DEFESA DOS INTERESSES TRANSINDIVIDUAIS. COMPETÊNCIA EM MATÉRIA DE DIREITOS TRANSINDIVIDUAIS. LEGITIMAÇÃO NAS AÇÕES EM DEFESA DE DIREITOS TRANSINDIVIDUAIS. LITISCONSÓRCIO E ASSISTÊNCIA. INTERESSE PROCESSUAL. DESISTÊNCIA DA AÇÃO. TRANSAÇÃO E COMPROMISSO DE AJUSTAMENTO. DESISTÊNCIA E RENÚNCIA DO RECURSO. NOTIFICAÇÕES, REQUISIÇÕES E DEVER DE INFORMAÇÃO. INQUÉRITO CIVIL. LIMINARES E RECURSOS. MULTAS. FUNDO PARA RECONSTITUIR O BEM LESADO. A REPARAÇÃO DAS LESÕES INDIVIDUAIS. LIQUIDAÇÃO, CUMPRIMENTO DA SENTENÇA E EXECUÇÃO. COISA JULGADA. CUSTAS E HONORÁRIOS DE SUCUMBÊNCIA. A PROVA E A AVALIAÇÃO DOS DANOS. RESPONSABILIDADE DO ESTADO E DE SEUS AGENTES.

DIREITO PROCESSUAL PENAL III
ATOS DE COMUNICAÇÃO PROCESSUAL: CITAÇÕES E INTIMAÇÕES. SENTENÇA. PROCEDIMENTOS. NULIDADES. TEORIA DOS RECURSOS. RECURSOS EM ESPÉCIE. AÇÕES AUTÔNOMAS DE IMPUGNAÇÃO: REVISÃO CRIMINAL, HABEAS CORPUS E MANDADO DE SEGURANÇA.

DIREITO PROCESSUAL CIVIL IV
TEORIA GERAL DOS RECURSOS. AÇÕES AUTÔNOMAS DE IMPUGNAÇÃO. DA APELAÇÃO. DO AGRAVO DE INSTRUMENTO. DOS EMBARGOS DE DECLARAÇÃO. DOS EMBARGOS INFRINGENTES. DO RECURSO ESPECIAL. DO RECURSO EXTRAORDINÁRIO. DO RECURSO ORDINÁRIO. DO AGRAVO REGIMENTAL. DOS EMBARGOS DE DIVERGÊNCIA. DA COISA JULGADA. DA AÇÃO RESCISÓRIA. DO MANDADO DE SEGURANÇA. DA UNIFORMIZAÇÃO DE JURISPRUDÊNCIA. DA DECLARAÇÃO INCIDENTAL DE INCONSTITUCIONALIDADE. A HOMOLOGAÇÃO DA SENTENÇA ESTRANGEIRA. A AÇÃO RESCISÓRIA.

DIREITO PENAL IV
CRIMES CONTRA A DIGNIDADE SEXUAL. CRIMES CONTRA A FAMÍLIA. CRIMES CONTRA A INCOLUMIDADE PÚBLICA. CRIMES CONTRA A FÉ PÚBLICA. CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA.

DIREITO EMPRESARIAL I
CONCEITO, NATUREZA E AUTONOMIA DA DISCIPLINA. FONTES E INTERPRETAÇÃO DO DIREITO EMPRESARIAL. SUJEITO E OBJETO DO DIREITO EMPRESARIAL. ATOS DE COMÉRCIO. TEORIA DA EMPRESA. EMPRESÁRIO. CAPACIDADE PARA EMPRESARIAR. IMPEDIMENTOS. PROIBIÇÕES. A EMPRESA. NOME EMPRESARIAL. OBRIGAÇÕES PROFISSIONAIS DO EMPRESARIO. IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA. NOME EMPRESARIAL. FUNDO DE COMÉRCIO. REGISTRO. ALIENAÇÃO DO ESTABELECIMENTO EMPRESARIAL. LOCAÇÃO EMPRESARIAL. DIREITO SOCIETÁRIO. SOCIEDADES DE PESSOAS. SOCIEDADE POR QUOTAS DE RESPONSABILIDADE LIMITADA. MICROEMPRESA E EMPRESA DE PEQUENO PORTE.

DIREITO CIVIL V - DIREITO DE FAMÍLIA
FAMÍLIA E DIREITO DE FAMÍLIA. NOÇÕES INTRODUTÓRIAS... DO CASAMENTO. HABILITAÇÃO PARA O CASAMENTO. IMPEDIMENTOS MATRIMONIAIS. DA CELEBRAÇÃO DO CASAMENTO. DO CASAMENTO NULO, ANULÁVEL E INEXISTENTE. CASAMENTO PUTATIVO. DOS EFEITOS JURÍDICOS DO CASAMENTO. DOS DIREITOS E DEVERES DOS CÔNJUGES. DO REGIME DE BENS ENTRE CÔNJUGES. UNIÃO DE PESSOAS DO MESMO SEXO. DA DISSOLUÇÃO DO CASAMENTO E DA SOCIEDADE CONJUGAL. DO DIREITO PARENTAL. DAS RELAÇÕES DE PARENTESCO. DA FILIAÇÃO. DO PODER PARENTAL. DA ADOÇÃO. DOS ALIMENTOS. DO DIREITO PROTETIVO.

PRÁTICA JURÍDICA III - PENAL
ASPECTOS PROCESSUAIS CARTORÁRIOS; A JUSTIÇA (ORGANIZAÇÃO JUDICIÁRIA). CONCEITO E TIPIFICAÇÃO DE CRIMES, CONTRAVENÇÕES PENAIS, APLICAÇÃO DAS RESPECTIVAS PENAS. OS INSTITUTOS JURÍDICOS NO DIREITO PENAL (SUSPENSÃO CONDICIONAL DA PENA, LIBERDADE CONDICIONAL E HÁBEAS CORPUS). (A DESDOBRAR). ELABORAÇÃO DE ATIVIDADES PRÁTICAS SIMULADAS E REAIS INERENTES A: 1. MAGISTRATURA; 2. MINISTÉRIO PÚBLICO; 3. ADVOCACIA.

DIREITO TRIBUTÁRIO I
O PAPEL DO DIREITO NA IMPLEMENTAÇÃO DA POLÍTICA ECONÔMICA ESTATAL. DESPESA PÚBLICA. DIREITO TRIBUTÁRIO: CONCEITOS, ORIGENS E FONTES. SISTEMA TRIBUTÁRIO NACIONAL. OS PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS. O PODER E O DIREITO DE TRIBUTAR. OS LIMITES CONSTITUCIONAIS DO PODER DE TRIBUTAR. RELAÇÃO JURÍDICA TRIBUTÁRIA. NORMA JURÍDICA TRIBUTÁRIA. VIGÊNCIA, APLICAÇÃO E INTERPRETAÇÃO DA LEI TRIBUTÁRIA. OBRIGAÇÃO TRIBUTÁRIA: CLASSIFICAÇÃO, O FATO GERADOR E OS SUJEITOS DA OBRIGAÇÃO. CRÉDITO TRIBUTÁRIO: LANÇAMENTO, MODALIDADES, SUSPENSÃO, EXTINÇÃO E ISENÇÃO. RESPONSABILIDADE TRIBUTÁRIA. ADMINISTRAÇÃO TRIBUTÁRIA.

DIREITO PROCESSUAL CIVIL V
CUMPRIMENTO DE SENTENÇA: LIQUIDAÇÃO DA SENTENÇA, CUMPRIMENTO PROVISÓRIO DA SENTENÇA, CUMPRIMENTO DA SENTENÇA POR QUANTIA CERTA, OBRIGAÇÃO DE DAR COISA CERTA OU INCERTA, OBRIGAÇÃO DE FAZER, DE NÃO FAZER E EMITIR VONTADE. PROCESSO DE EXECUÇÃO: CONCEITO, PRINCÍPIOS, AUTONOMIA, PARTES, COMPETÊNCIA, CONDIÇÕES PARA QUALQUER EXECUÇÃO, RESPONSABILIDADE PATRIMONIAL, ATO ATENTATÓRIA À DIGNIDADE DA JUSTIÇA. PROCEDIMENTOS. EXECUÇÃO POR QUANTIA CERTA: PETIÇÃO INICIAL, CITAÇÃO, PENHORA, DEPÓSITO, AVALIAÇÃO, ALIENAÇÃO, PAGAMENTO, ADJUDICAÇÃO E USUFRUTO. EXECUÇÃO CONTRA A FAZENDA PÚBLICA. EXECUÇÃO DE OBRIGAÇÃO ALIMENTAR. EXECUÇÃO DE OBRIGAÇÃO DE ENTREGAR COISA CERTA OU INCERTA. EXECUÇÃO DE OBRIGAÇÃO DE FAZER E NÃO FAZER. CONTRADITÓRIO NA EXECUÇÃO. EMBARGOS DO DEVEDOR. ACORDO COMPULSÓRIO. EXECUÇÃO POR QUANTIA CERTA CONTRA DEVEDOR INSOLVENTE. SUSPENSÃO E EXTINÇÃO DO PROCESSO DE EXECUÇÃO. PROCESSO CAUTELAR: CONCEITO, PRINCÍPIOS, CLASSIFICAÇÃO, OBJETO, AUTONOMIA, CARACTERÍSTICAS, EFEITOS E RESPONSABILIDADE OBJETIVA. PROCEDIMENTOS: MEDIDA CAUTELAR INOMINADA, ARRESTO, SEQUESTRO, BUSCA E APREENSÃO, ARROLAMENTO, EXIBIÇÃO, PRODUÇÃO ANTECIPADA DE PROVAS, CAUÇÃO, POSSE EM NOME DE NASCITURO, OUTRAS MEDIDAS CAUTELARES E AS MEDIDAS PROTETIVAS DA LEI MARIA A PENHA, ATENTADO, JUSTIFICAÇÃO, PROTESTO, NOTIFICAÇÃO E INTERPELAÇÃO, PROTESTO E APREENSÃO DE TÍTULOS.

DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO
CONCEITO E FUNDAMENTO SOCIOLÓGICO DO DIREITO INTERNACIONAL. EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO DIREITO INTERNACIONAL. OS FUNDAMENTOS DO DIREITO INTERNACIONAL. AS RELAÇÕES DO DIREITO INTERNACIONAL COM O DIREITO INTERNO ESTATAL. AS FONTES DE DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO. HIERARQUIA DAS NORMAS DE DIREITO INTERNACIONAL. DIREITO DOS TRATADOS. OS SUJEITOS DO DIREITO INTERNACIONAL. O ESTATUTO INTERNACIONAL DO ESTADO. RESPONSABILIDADE INTERNACIONAL DO ESTADO. AS ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS INTERGOVERNAMENTAIS. CONFLITOS INTERNACIONAIS. DOMÍNIO PÚBLICO INTERNACIONAL: MAR E ESPAÇO AÉREO. INTRODUÇÃO SOBRE A PROTEÇÃO INTERNACIONAL DO SER HUMANO E DO MEIO AMBIENTE. PERSPECTIVAS ATUAIS DO DIREITO INTERNACIONAL.

DIREITO EMPRESARIAL II
SOCIEDADES POR AÇÕES. SOCIEDADE ANÔNIMA. CARACTERÍSTICAS. HISTÓRICO. CONSTITUIÇÃO. ACIONISTAS. CONTROLE. AÇÕES E OUTROS VALORES MOBILIÁRIOS. CAPITAL SOCIAL E SUA MODIFICAÇÃO. LUCROS, RESERVAS E DIVIDENDOS. DISSOLUÇÃO, LIQUIDAÇÃO E EXTINÇÃO. TRANSFORMAÇÃO, INCORPORAÇÃO, FUSÃO E CISÃO. GRUPOS DE SOCIEDADES. CONSÓRCIO. SOCIEDADE EM COMANDITA POR AÇÕES. TEORIA GERAL DOS TÍTULOS DE CRÉDITO. ENDOSSO, ACEITE E AVAL. PROTESTO. RESSAQUE. AÇÃO CAMBIAL. LETRA DE CÂMBIO. NOTA PROMISSÓRIA. CHEQUE. DUPLICATAS. CONHECIMENTO DE TRANSPORTE. CONHECIMENTO DE DEPÓSITO E WARRANT. TÍTULOS DE CRÉDITO RURAL. CÉDULA DE PRODUTO RURAL. TÍTULOS DE CRÉDITO INDUSTRIAL. TÍTULOS DE CRÉDITO COMERCIAL E À EXPORTAÇÃO.

DIREITO DO TRABALHO I
FUNDAMENTOS DO DIREITO DO TRABALHO. PRINCÍPIOS DO DIREITO DO TRABALHO. FONTES. NOÇÕES DE DIREITO COLETIVO DO TRABALHO. TRABALHADOR AUTÔNOMO. TRABALHADOR AVULSO. TRABALHADOR VOLUNTÁRIO. TRABALHADOR TEMPORÁRIO. TRABALHADOR TERCEIRIZADO. DIREITO CONSTITUCIONAL DO TRABALHO. DIREITO INDIVIDUAL DO TRABALHO. RELAÇÃO DE EMPREGO. EMPREGADO E EMPREGADOR. CONTRATO DE TRABALHO. DURAÇÃO DO TRABALHO. PERÍODOS DE DESCANSO. REMUNERAÇÃO E SALÁRIO. FÉRIAS. ALTERAÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO. SUSPENSÃO E INTERRUPÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO. FORMAS ESPECIAIS: TRABALHO DA MULHER, TRABALHO DO MENOR. TRABALHADOR RURAL. PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA.

DIREITO CIVIL VI - DIREITO DAS SUCESSÕES
DIREITO DAS SUCESSÕES. NOÇÕES GERAIS. DA SUCESSÃO LEGÍTIMA. DA SUCESSÃO TESTAMENTEIRA. DAS FORMAS ORDINÁRIAS DE TESTAMENTO. DOS TESTAMENTOS ESPECIAIS. DAS DISPOSIÇÕES TESTAMENTÁRIAS EM GERAL. NULIDADE DO TESTAMENTO. DOS LEGADOS. DO DIREITO DE ACRESCER. DOS HERDEIROS NECESSÁRIOS. DAS SUBSTITUIÇÕES. DA DESERDAÇÃO. DA REVOGAÇÃO DOS TESTAMENTOS. DO TESTAMENTEIRO. DO INVENTÁRIO. DOS SONEGADOS. DA COLAÇÃO. DA PARTILHA.

PRÁTICA JURÍDICA IV - PENAL
INÍCIO E CONCLUSÃO DO INQUÉRITO POLICIAL E A PARTICIPAÇÃO DO ADVOGADO. DEFESA PRÉVIA E ALEGAÇÕES FINAIS. PRÁTICA PENAL COM ATENDIMENTO A AÇÕES DE GRANDE PORTE. O JÚRI, SUA CONSTITUIÇÃO E FUNCIONAMENTO. JULGAMENTO SIMULADO DE CRIMES CONTRA A VIDA. DEFESA JURÍDICA DA SOCIEDADE (SUSPENSÃO CONDICIONAL DA PENA, LIBERDADE CONDICIONAL, MANDADO DE SEGURANÇA, AÇÕES POPULARES, AÇÃO CIVIL PÚBLICA, HABEAS CORPUS, HABEAS DATA, MANDADO DE INJUNÇÃO). RECURSOS NO DIREITO PENAL.

MEDICINA LEGAL
INTRODUÇÃO À MEDICINA LEGAL. DEONTOLOGIA E DICEOLOGIA. BIOÉTICA E DIREITO. DA PERÍCIA MÉDICO-LEGAL. DOCUMENTOS MÉDICO-LEGAIS. ANTROPOLOGIA FORENSE. SEXOLOGIA FORENSE. TANATOLOGIA FORENSE. TRAUMATOLOGIA FORENSE. INFORTUNÍSTICA. ASFIXIOLOGIA FORENSE. TOXICOLOGIA FORENSE (EMBRIAGUEZ). INFANTICÍDIO.

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO I
FUNDAMENTOS DO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO. FONTES. PRINCÍPIOS DO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO. HERMENÊUTICA DO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO. SOLUÇÃO DOS CONFLITOS. ORGANIZAÇÃO DA JUSTIÇA DO TRABALHO. MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO. COMPETÊNCIA DA JUSTIÇA DO TRABALHO. ATOS, TERMOS, PRAZOS PROCESSUAIS E PROCESSO INFORMATIZADO. NULIDADES PROCESSUAIS. PARTES, REPRESENTAÇÃO, PROCURADORES E TERCEIROS. AÇÃO TRABALHISTA. DISTRIBUIÇÃO. AUDIÊNCIA. RESPOSTA DO RÉU. PROVAS NO PROCESSO DO TRABALHO. SUSPENSÃO NO PROCESSO. RAZÕES FINAIS, SENTENÇA, DESPESAS PROCESSUAIS E COISA JULGADA.

DIREITO DO TRABALHO II
EXTINÇÃO E RESCISÃO DO CONTRATO DE TRABALHO. AVISO PRÉVIO. FUNDO DE GARANTIA POR TEMPO DE SERVIÇO. GARANTIAS PROVISÓRIAS DE EMPREGO. DIREITO COLETIVO DO TRABALHO. RELAÇÕES COLETIVAS DE TRABALHO. ORGANIZAÇÃO SINDICAL. OS CONFLITOS COLETIVOS DE TRABALHO E SUAS FORMAS DE SOLUÇÃO; CONVENÇÕES E ACORDOS COLETIVOS. DIREITO DE GREVE E LOCK OUT. HIGIENE E SEGURANÇA NO TRABALHO. O PODER NORMATIVO DA JUSTIÇA DO TRABALHO. DIREITO INTERNACIONAL DO TRABALHO. ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO (OIT). TRATADOS E CONVENÇÕES INTERNACIONAIS EM MATÉRIA DE DIREITO DO TRABALHO.

DIREITO CIVIL VII - DIREITOS REAIS
DIREITO DAS COISAS. POSSE. PROPRIEDADE. A FUNÇÃO SOCIAL DA PROPRIEDADE. DIREITO DE VIZINHANÇA. CONDOMÍNIOS. LOTEAMENTO E REGISTRO DE IMÓVEIS. DIREITOS REAIS SOBRE COISAS ALHEIAS. DIREITOS REAIS DE GARANTIA.

DIREITO AGRÁRIO
FONTES DO DIREITO AGRÁRIO. CONCEITO DE DIREITO AGRÁRIO. PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DIREITO AGRÁRIO E A CONSTITUIÇÃO FEDERAL/88. DIREITO AGRÁRIO MODERNO. POLÍTICA AGRÁRIA. ESTATUTO DA TERRA. MOVIMENTOS SOCIAIS RURAIS E A REFORMA AGRÁRIA BRASILEIRA.

PRÁTICA JURÍDICA V - TRABALHISTA
CÁLCULOS TRABALHISTAS. ORGANIZAÇÃO DA JUSTIÇA DO TRABALHO. PRÁTICA NOS DISSÍDIOS INDIVIDUAIS: PROCEDIMENTOS PROCESSUAIS E FIXAÇÃO DE COMPETÊNCIA NA JUSTIÇA DO TRABALHO. RECLAMATÓRIA TRABALHISTA. RESPOSTAS DO RÉU: CONTESTAÇÃO, EXCEÇÃO E RECONVENÇÃO. A AUDIÊNCIA. MEIOS DE PROVA. RECURSOS TRABALHISTAS: RECURSO ORDINÁRIO, EMBARGOS DE DECLARAÇÃO, AGRAVO DE INSTRUMENTO, AGRAVO DE PETIÇÃO, RECURSO DE REVISTA. ACOMPANHAMENTO DE PROCESSOS NAS VARAS DA JUSTIÇA DO TRABALHO. DISSÍDIOS COLETIVOS: COMPETÊNCIA DE JULGAMENTO, PODER NORMATIVO DA JUSTIÇA DO TRABALHO, SENTENÇA NORMATIVA, AÇÃO DE CUMPRIMENTO.

MONOGRAFIA JURÍDICA I
O PROJETO DE PESQUISA. ESTRUTURA DO PROJETO. NORMAS DA ABNT. A ESCOLHA DO TEMA E SUA DELIMITAÇÃO. FICHAMENTO DE OBRAS PERTINENTES AO OBJETO DE ESTUDO. ELABORAÇÃO DO PROJETO. SEMINÁRIOS DE PROJETO (QUALIFICAÇÃO).

MICROSSISTEMA DE DIREITOS DIFUSOS E COLETIVOS II - DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
DOUTRINA DA SITUAÇÃO IRREGULAR E O PRINCÍPIO DA PROTEÇÃO INTEGRAL. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES DO ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE. DO DIREITO À VIDA E À SAÚDE. DEFESA DO NASCITURO. DO DIREITO À LIBERDADE, AO RESPEITO E À DIGNIDADE. DO DIREITO À CONVIVÊNCIA FAMILIAR E COMUNITÁRIA. DA FAMÍLIA NATURAL E DA FAMÍLIA SUBSTITUTA. DA GUARDA NO CÓDIGO CIVIL E NO E. C. A. DA TUTELA NO CÓDIGO CIVIL E NO E. C. A. DA ADOÇÃO NO CÓDIGO CIVIL E NO E. C. A. DO DIREITO À EDUCAÇÃO, À CULTURA, AO ESPORTE E AO LAZER. OS MENORES DE CONDUTA ANTISSOCIAL. OS ATOS INFRACIONAIS. MEDIDAS SOCIOEDUCACIONAIS. OS CRIMES E AS INFRAÇÕES ADMINISTRATIVAS CONTRA OS MENORES. DECLARAÇÕES E CONVENÇÕES INTERNACIONAIS. ADOÇÃO INTERNACIONAL. PROCESSO DO MENOR: O JUIZ, O MINISTÉRIO PÚBLICO, A DEFESA. PROCEDIMENTO INFRACIONAL. PROCEDIMENTOS CIVIS.

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO II
TEORIA GERAL DOS RECURSOS TRABALHISTAS. RECURSOS TRABALHISTAS EM ESPÉCIE. PROCESSO NOS TRIBUNAIS TRABALHISTAS. LIQUIDAÇÃO DE SENTENÇA. EXECUÇÃO E CUMPRIMENTO DA SENTENÇA. PROCEDIMENTOS ESPECIAIS TRABALHISTAS. MEDIDAS CAUTELARES. DISSÍDIOS COLETIVOS.

DIREITO PREVIDENCIÁRIO
PRINCÍPIOS E INSTITUTOS DO DIREITO PREVIDENCIÁRIO. SISTEMA DE BENEFÍCIOS DA PREVIDÊNCIA SOCIAL. BENEFICIÁRIOS E PRESTAÇÕES DA PREVIDÊNCIA SOCIAL. BENEFÍCIOS. ELEMENTOS DE CÁLCULO DO VALOR DOS BENEFÍCIOS. ACIDENTE DO TRABALHO. SEGURO-DESEMPREGO. CUMULAÇÃO DE BENEFÍCIOS E PRESCRIÇÃO. PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO FISCAL.

DIREITO PENAL V - LEGISLAÇÃO PENAL EXTRAVAGANTE
CRIMES HEDIONDOS (LEI 8.072/90). IDENTIFICAÇÃO CRIMINAL (LEI 12.037/09). INTERCEPTAÇÃO TELEFÔNICA (LEI 9.296/96). JUIZADOS ESPECIAIS CRIMINAIS (LEI 9.099/95). LAVAGEM DE DINHEIRO (LEI 9.613/98). TRÁFICO DE DROGAS (LEI 11.343/06). VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR CONTRA A MULHER (LEI 11.340/06). LEI DE COMBATE ÀS ORGANIZAÇÕES CRIMINOSAS (LEI 12.850/2013). ESTATUTO DO DESARMAMENTO. CRIMES CONTRA O SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL. CRIMES DO CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO.

DIREITO ELEITORAL
CONCEITO DE DIREITO ELEITORAL. PRINCÍPIOS DO DIREITO ELEITORAL. HISTÓRICO DO DIREITO ELEITORAL NO BRASIL. CONSTITUIÇÕES. FONTES DO DIREITO ELEITORAL. DEMOCRACIA. CLASSIFICAÇÕES. REPRESENTAÇÃO POPULAR. FORMAS DE GOVERNO. TEORIAS. PRINCÍPIOS DO DIREITO ELEITORAL. SUFRÁGIO. CLASSIFICAÇÕES. SUFRÁGIO, VOTO E ESCRUTÍNIO. VOTO OBRIGATÓRIO E VOTO FACULTATIVO. SISTEMAS DE CONTROLE. A JUSTIÇA ELEITORAL. ORGANIZAÇÃO. COMPETÊNCIAS. O MINISTÉRIO PÚBLICO ELEITORAL. A ADVOCACIA ELEITORAL. O DIREITO ELEITORAL NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988. CONSIDERAÇÕES GERAIS. DIREITOS POLÍTICOS POSITIVOS E NEGATIVOS. PRIVAÇÃO DOS DIREITOS POLÍTICOS: CASSAÇÃO, PERDA E SUSPENSÃO. ELEIÇÕES. REFERENDO. PLEBISCITO. INICIATIVA POPULAR. LEGISLAÇÃO ELEITORAL. LEIS TEMPORÁRIAS E LEIS PERMANENTES. PODER COMPLEMENTAR DA JUSTIÇA ELEITORAL. O CÓDIGO ELEITORAL (L. 4.737/65). A LEI ELEITORAL (L. 9.504/97). A LEI DOS PARTIDOS POLÍTICOS (L. 9.096/95). A LEI DAS INELEGIBILIDADES (LC 64/90) E AS ALTERAÇÕES DA LEI DA FICHA LIMPA (LC 135/2010). MINIRREFORMAS ELEITORAIS DE 2006, 2009 E 2013. AS REFORMAS QUE NÃO VIERAM E OS PROJETOS EM TRAMITAÇÃO LEGISLATIVA. PARTIDOS POLÍTICOS. PROPAGANDA ELEITORAL. SISTEMAS ELEITORAIS. MAJORITÁRIO E PROPORCIONAL. LISTAS ABERTAS E LISTAS FECHADAS. VOTO DISTRITAL. CONDIÇÕES DE ELEGIBILIDADE. CAUSAS DE INELEGIBILIDADE. ALISTAMENTO ELEITORAL. DOMICÍLIO. FILIAÇÃO PARTIDÁRIA. PROCESSO ELEITORAL. ESCOLHA E REGISTRO DE CANDIDATURAS. FINANCIAMENTO DE CAMPANHAS ELEITORAIS. PRESTAÇÕES DE CONTAS. AÇÕES E REPRESENTAÇÕES ELEITORAIS. CRIMES ELEITORAIS. PROCESSO PENAL ELEITORAL. POLÍCIA JUDICIÁRIA ELEITORAL. RECURSOS ELEITORAIS.

MONOGRAFIA JURÍDICA II
ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DA MONOGRAFIA.

MICROSSISTEMA DE DIREITOS DIFUSOS E COLETIVOS III - DIREITO DO CONSUMIDOR
EVOLUÇÃO HISTÓRICA. FUNDAMENTO CONSTITUCIONAL DO DIREITO DO CONSUMIDOR. CARACTERÍSTICAS DO CDC. DIÁLOGO DAS FONTES. RELAÇÃO JURÍDICA DE CONSUMO. SERVIÇO PÚBLICO E O CDC. DIREITOS BÁSICOS DO CONSUMIDOR. PRINCÍPIOS ORIENTADORES DO DIREITO DO CONSUMIDOR. FATO DO PRODUTO E DO SERVIÇO. TEORIA DA QUALIDADE. VÍCIO DO PRODUTO E DO SERVIÇO. DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA NO CDC. OFERTA E PUBLICIDADE. PRÁTICAS ABUSIVAS. BANCOS DE DADOS E CADASTROS DE CONSUMO. PROTEÇÃO CONTRATUAL. COBRANÇA DE DÍVIDAS. SISTEMA NACIONAL DE DEFESA DO CONSUMIDOR. PROTEÇÃO ADMINISTRATIVA DO CONSUMIDOR.

ÉTICA PROFISSIONAL
O FENÔMENO MORAL E A FILOSOFIA ÉTICA. CONSCIÊNCIA ÉTICA. ÉTICA DA ALTERIDADE. ÉTICA E DIREITO. ÉTICA PROFISSIONAL NO ÂMBITO DAS DIVERSAS PROFISSÕES JURÍDICAS. ÉTICA E ADVOCACIA: REGRAS DEONTOLÓGICAS FUNDAMENTAIS, SIGILO PROFISSIONAL, RELAÇÕES COM O CLIENTE, HONORÁRIOS PROFISSIONAIS. PROFISSÕES JURÍDICAS E SEUS CAMPOS DE ATUAÇÃO. REGRAMENTO JURÍDICO DAS PRINCIPAIS PROFISSÕES JURÍDICAS. ÉTICA PROFISSIONAL NO ÂMBITO DAS DIVERSAS PROFISSÕES JURÍDICAS: O ESTATUTO DA OAB, A LEI ORGÂNICA DO MINISTÉRIO PÚBLICO NACIONAL, A LEI ORGÂNICA DA MAGISTRATURA NACIONAL.

PROTEÇÃO INTERNACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS
HISTÓRIA DA PROTEÇÃO INTERNACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS. TEORIA GERAL DOS DIREITOS HUMANOS. SISTEMA GLOBAL DE PROTEÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS. SISTEMAS REGIONAIS DE PROTEÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS: SISTEMA EUROPEU, AMERICANO E AFRICANO. DIREITOS HUMANOS NO MUNDO ÁRABE E ASIÁTICO. DIREITO DOS REFUGIADOS E DIREITO HUMANITÁRIO. DIREITOS HUMANOS E RELATIVISMO CULTURAL. OS TRATADOS DE DIREITOS HUMANOS E DIREITO BRASILEIRO. APLICAÇÃO DOS TRATADOS DE DIREITOS HUMANOS PELOS TRIBUNAIS BRASILEIROS.

HERMENÊUTICA JURÍDICA
FUNÇÕES DA HERMENÊUTICA JURÍDICA. MÉTODOS E CONCEITOS CLÁSSICOS APLICADOS À INTERPRETAÇÃO CONSTITUCIONAL. HERMENÊUTICA FILOSÓFICA E SUA INFLUÊNCIA NA HERMENÊUTICA CONSTITUCIONAL. PRINCÍPIOS DE INTERPRETAÇÃO CONSTITUCIONAL E O PAPEL DO INTÉRPRETE. PÓS-MODERNIDADE, CRITICISMO E PÓS-POSITIVISMO. PRINCÍPIOS INSTRUMENTAIS DE INTERPRETAÇÃO CONSTITUCIONAL. PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS MATERIAIS. EFICÁCIA DOS PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS. HERMENÊUTICA JURÍDICA CONTEMPORÂNEA.

EXECUÇÃO PENAL E DIREITO PENITENCIÁRIO
DELINEAMENTOS PRELIMINARES SOBRE A EXECUÇÃO PENAL. LEI 7.210/84. PRINCÍPIOS. ÓRGÃOS DA EXECUÇÃO PENAL. ESTABELECIMENTOS PENAIS. COMPETÊNCIA. ESPÉCIES DE ASSISTÊNCIA. DOS DEVERES, DOS DIREITOS E DA DISCIPLINA. EXECUÇÃO DAS PENAS EM ESPÉCIE. EXECUÇÃO DA MEDIDA DE SEGURANÇA. INCIDENTES DE EXECUÇÃO. PROCEDIMENTO JUDICIAL.

DIREITO PENAL CONTEMPORÂNEO
EVOLUÇÃO DAS IDEIAS PENAIS. BASES PRINCIPIOLÓGICAS DO GARANTISMO PENAL. GARANTISMO PENAL E SISTEMA ACUSATÓRIO. BEM JURÍDICO INDIVIDUAL E BEM JURÍDICO SUPRA-INDIVIDUAL. NOVA PERSPECTIVA PARA A PROTEÇÃO PENAL DA VIDA HUMANA: EUTANÁSIA, ORTOTANÁSIA E DISTANÁSIA. A INFORMAÇÃO COMO BEM JURÍDICO PENAL E O SISTEMA INFORMÁTICO. ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO E PROCESSO PENAL ACUSATÓRIO.O DIREITO PENAL COMO INSTRUMENTO DE EFETIVAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS. TRIBUNAL PENAL INTERNACIONAL.

DIREITO CIVIL IV - CONTRATOS EM ESPÉCIE
PRINCÍPIOS DO DIREITO CONTRATUAL. COMPRA E VENDA. DOAÇÃO. PERMUTA. LOCAÇÃO. EMPRÉSTIMO. FIANÇA. SEGURO. MANDATO. DEPÓSITO. TRANSPORTE. EMPREITADA. ARRENDAMENTO MERCANTIL (LEASING). GESTÃO DE NEGÓCIOS. FRANQUIA. EDIÇÃO. INCORPORAÇÃO IMOBILIÁRIA. CORRETAGEM. ASPECTOS NOVOS DA ECONOMIA E SUA INFLUÊNCIA NA CRIAÇÃO DE NOVOS CONTRATOS.

DIREITO CIVIL III A RESPONSABILIDADE CIVIL
RESPONSABILIDADE SUBJETIVA E OBJETIVA. REPARAÇÃO DE DANOS PATRIMONIAIS E MORAIS. RESPONSABILIDADE CIVIL POR FATO PRÓPRIO E POR FATO DE TERCEIRO. RESPONSABILIDADE PROFISSIONAL. RESPONSABILIDADE CIVIL DOS PAIS. RESPONSABILIDADE CIVIL DOS EMPREGADORES. RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO. RESPONSABILIDADE POR FATO DE COISAS OU ANIMAIS. RESPONSABILIDADE DO PRODUTOR. RESPONSABILIDADE GRUPAL (OU COLETIVA). RESPONSABILIDADE CIVIL E ENRIQUECIMENTO SEM CAUSA.

ZOOLOGIA AGRÍCOLA
INTRODUÇÃO A ZOOLOGIA. SISTEMÁTICA CLÁSSICA E FILOGENÉTICA. TAXONOMIA E REGRAS DE NOMENCLATURA ZOOLÓGICA. RELAÇÕES ENTRE OS SERES VIVOS. INTRODUÇÃO AO CONTROLE BIOLÓGICO DE PRAGAS AGRÍCOLAS. CARACTERIZAÇÃO GERAL, CLASSIFICAÇÃO E FILOGENIA DOS FILOS: PROTOZOA, PLATYHELMINTHES, NEMATODA,

QUÍMICA GERAL E ANALÍTICA
CIÊNCIA E QUÍMICA. ENERGIA, IONIZAÇÃO E TABELA PERIÓDICA. VISÃO MICROSCÓPICA DO EQUILÍBRIO. EQUILÍBRIO HETEROGÊNEO. EQUILÍBRIO DE DISSOCIAÇÃO: ÁCIDOS E BASES. PROCESSOS ESPONTÂNEOS E ELETROQUÍMICA. ANÁLISE QUALITATIVA. ANÁLISE QUANTITATIVA CLÁSSICA. ESPECTROMETRIA. MÉTODOS DE SEPARAÇÃO.

PRODUÇÃO DE TEXTO E LEITURA
MORFOLOGIA. SINTAXE. CONCEPÇÃO DE LEITURA – ESQUEMA DE LEITURA. ORGANIZAÇÃO SINTÁTICA E SEMÂNTICA DO TEXTO. OBSERVAÇÃO E APLICAÇÃO DOS ELEMENTOS TEXTUAIS. PRODUÇÃO DE TEXTOS

NIVELAMENTO EM MATEMÁTICA
CONJUNTOS NUMÉRICOS. POTENCIAÇÃO E RADICIAÇÃO. FRAÇÕES. EQUAÇÕES DE 1º E 2º GRAU. INEQUAÇÕES DE 1º E 2º GRAU. RELAÇÕES E FUNÇÕES. NOÇÕES INICIAIS SOBRE TIPOS DE FUNÇÕES: PRIMEIRO E SEGUNDO

GEOMETRIA ANALÍTICA E ÁLGEBRA LINEAR
MATRIZES. SISTEMAS DE EQUAÇÕES LINEARES. DETERMINANTES E MATRIZ INVERSA. ESPAÇOS VETORIAIS. TRANSFORMAÇÕES LINEARES. DIAGONALIZAÇÃO DE OPERADORES. FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS. INTERPRETAÇÃO GEOMÉTRICA.

FÍSICA APLICADA
VETORES. LEIS DE NEWTON E APLICAÇÕES. TRABALHO, ENERGIA E CONSERVAÇÃO DE ENERGIA. HIDROSTÁTICA. HIDRODINÂMICA. TERMODINÂMICA. ÓPTICA FÍSICA. ELETRICIDADE

ECOLOGIA GERAL
CONCEITO E HISTÓRICO DA ECOLOGIA. CONCEITOS BÁSICOS DE ECOSSISTEMA E AGROECOSSISTEMA. ENERGIA E MATÉRIA NO ECOSSISTEMA. CICLOS BIOGEOQUÍMICOS. LIGAÇÕES ENTRE PROCESSOS LOCAIS, REGIONAIS E

CITOLOGIA
INTRODUÇÃO ÀS CÉLULAS. TIPOS DE MICROSCOPIA. MÉTODOS DE ESTUDO DA CÉLULA. CÉLULA PROCARIOTA E
EUCARIOTA. CÉLULA VEGETAL E CÉLULA ANIMAL. COMPOSIÇÃO QUÍMICA DA CÉLULA. MEMBRANA PLASMÁTICA.
COMPARTIMENTOS INTRACELULARES E TRANSPORTE. SISTEMA DE ENDOMEMBRANAS. PROCESSOS DE SÍNTESE
NA CÉLULA. RIBOSSOMOS E SÍNTESE PROTÉICA. PLASTÍDEOS. MITOCÔNDRIA. FORMAÇÃO E ARMAZENAMENTO
DE ENERGIA. CITOESQUELETO. MOVIMENTOS CELULARES. NÚCLEO. ESTRUTURA DO NÚCLEO INTERFÁSICO. CICLO CELULAR. CONSIDERAÇÕES GERAIS SOBRE A DIFERENCIAÇÃO CELULAR.

QUÍMICA ORGÂNICA
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA QUÍMICA ORGÂNICA. ESTUDO DAS FUNÇÕES ORGÂNICAS. ALCANOS, ALQUENOS E ALQUINOS. HIDROCARBONETOS AROMÁTICOS, BENZÊNICOS E SEUS DERIVADOS. ÁLCOOIS, ÉSTERES E FENÓIS. AS SUBSTÂNCIAS QUIRAIS. ALDEÍDOS E CETONAS. OS ÁCIDOS CARBOXÍLICOS E SEUS DERIVADOS FUNCIONAIS. AMINAS.

NATUREZA E PROPRIEDADES DOS SOLOS
FORMAÇÃO E HISTÓRIA DA TERRA. DIVISÃO EM GEOSFERA. DINÂMICA DA LITOSFERA E GÊNESE DO RELEVO TERRESTRE. MINERAIS E ROCHAS (A ESTRUTURA DOS SILICATOS, GÊNESE DAS ESPÉCIES MINERAIS, MINERAIS

MORFOLOGIA E ANATOMIA VEGETAL
CARACTERIZAÇÃO GERAL DAS ESPERMATÓFITAS (ANGIOSPERMAS). CÉLULA VEGETAL. TECIDOS VEGETAIS. ANATOMIA VEGETAL. MORFOLOGIA DOS ÓRGÃOS VEGETATIVOS E REPRODUTIVOS DOS VEGETAIS.

GENÉTICA NA AGROPECUÁRIA
INTRODUÇÃO E IMPORTÂNCIA DA GENÉTICA. VARIABILIDADE GENÉTICA E BANCOS DE GERMOPLASMA. BASES CITOLÓGICAS E BIOQUÍMICAS DA HERANÇA. MENDELISMO, ALELISMO MÚLTIPLO, LIGAÇÃO E PERMUTA GENÉTICA E

ESTATÍSTICA
CONCEITOS INTRODUTÓRIOS. ESTATÍSTICA DESCRITIVA. REGRESSÃO LINEAR SIMPLES E CORRELAÇÃO AMOSTRAL. INTRODUÇÃO À TEORIA DA PROBABILIDADE. DISTRIBUIÇÃO DE PROBABILIDADES. VARIÁVEIS ALEATÓRIAS DISCRETAS

DESENHO TÉCNICO
INTRODUÇÃO. NORMAS TÉCNICAS. INSTRUMENTOS UTILIZADOS PARA DESENHO TÉCNICO. MÉTODOS DE MEDIDA E UNIDADES. ESCALAS. COTAGEM. SISTEMAS DE REPRESENTAÇÃO: PERSPECTIVA E PROJEÇÕES ORTOGONAIS, NOÇÕES DE CORTE, LEITURA E VISUALIZAÇÃO. REPRESENTAÇÃO DE MATERIAIS E CONVENÇÕES. DESENHOS AUXILIADOS POR PROGRAMAS CAD. TECNOLOGIA GRÁFICA. PROJETOS.

CÁLCULO
FUNÇÕES DE UMA VARIÁVEL REAL. GRÁFICOS. LIMITES. CONTINUIDADE. DERIVADAS. INTEGRAÇÃO INDEFINIDA E DEFINIDA. EQUAÇÕES DIFERENCIAIS DE PRIMEIRA ORDEM.

ANATOMIA E FISIOLOGIA ANIMAL APLICADA À AGROPECUÁRIA
ANIMAIS VERTEBRADOS. INTRODUÇÃO À ANATOMIA DOS ANIMAIS DOMÉSTICOS. SISTEMA ENDÓCRINO. ANATOMIA E FISIOLOGIA DO SISTEMA DIGESTIVO. DIFERENCIAÇÕES ANATÔMICAS E FISIOLÓGICAS DOS ANIMAIS. APARELHO UROGENITAL. FISIOLOGIA DA REPRODUÇÃO. FISIOLOGIA DA LACTAÇÃO.

TOPOGRAFIA E ELEMENTOS DE GEODÉSICA
SISTEMAS DE COORDENADAS CURVILÍNEAS E PLANAS. FUNDAMENTOS DA GEODÉSIA GEOMÉTRICA. INSTRUMENTAÇÃO TOPOGRÁFICA. GRANDEZAS DE MEDIÇÃO. MÉTODOS DE LEVANTAMENTOS HORIZONTAIS. MÉTODOS DE LEVANTAMENTOS VERTICAIS. TOPOLOGIA. POSICIONAMENTO POR SATÉLITES ARTIFICIAIS. PERÍCIAS EM AÇÕES IMOBILIÁRIAS.

SISTEMÁTICA VEGETAL
INTRODUÇÃO A SISTEMÁTICA VEGETAL. SISTEMAS E PRINCÍPIOS DA CLASSIFICAÇÃO BIOLÓGICA. HISTÓRICO DOS SISTEMAS DE CLASSIFICAÇÃO VEGETAL. SISTEMÁTICA FILOGENÉTICA. O SISTEMA BINOMINAL DE NOMENCLATURA CIENTÍFICA. CÓDIGO INTERNACIONAL DE NOMENCLATURA BOTÂNICA. IDENTIFICAÇÃO DE FAMÍLIAS BOTÂNICAS POR

PEDOLOGIA APLICADA À AGRONOMIA
INTEMPERISMO E FORMAÇÃO DE MINERAIS ARGILOSOS. FATORES E PROCESSOS DE FORMAÇÃO DO SOLO. PERFIL DO SOLO. CARACTERÍSTICAS E ATRIBUTOS DIAGNÓSTICOS. SISTEMA BRASILEIRO DE CLASSIFICAÇÃO DE SOLOS. LEVANTAMENTO E CLASSIFICAÇÃO DE SOLOS. SISTEMAS DE CLASSIFICAÇÃO DE TERRAS PARA AGRICULTURA.

MICROBIOLOGIA AGRÍCOLA
INTRODUÇÃO À MICROBIOLOGIA. CLASSIFICAÇÃO DOS MICRORGANISMOS. ESTUDO DOS VÍRUS, BACTÉRIAS E FUNGOS. MICRORGANISMOS E FATORES ABIÓTICOS. METABOLISMO E CRESCIMENTO MICROBIANO. TÉCNICAS DE ESTERILIZAÇÃO. TÉCNICAS DE ISOLAMENTO E OBSERVAÇÃO DE MICRORGANISMOS. PREPARO DE MEIOS DE CULTURA E CULTIVO DE MICRORGANISMOS EM MEIO ARTIFICIAL. CONTROLE MICROBIANO DE INTERESSE AGRÍCOLA. MICRORGANISMOS COMO AGENTES GEOQUÍMICOS. CICLOS BIOGEOQUÍMICOS. MICROBIOLOGIA DA ÁGUA E DOS ALIMENTOS. MICROBIOLOGIA DO SOLO.

MÁQUINAS AGRÍCOLAS
CONCEITOS DE MECÂNICA. ELEMENTOS DE TRANSMISSÃO. ESTUDOS DAS FONTES DE POTÊNCIA NA AGRICULTURA. TRAÇÃO ANIMAL. SISTEMAS DE TRANSMISSÃO. TRATORES E MOTORES. MÁQUINAS E IMPLEMENTOS PARA PREPARO DO SOLO, ADUBAÇÃO E SEMEADURA. MÁQUINAS PARA TRATAMENTO FITOSSANITÁRIO (TECNOLOGIA DE APLICAÇÃO DE DEFENSIVOS, PULVERIZADORES, AVIAÇÃO AGRÍCOLA). MÁQUINAS PARA COLHEITA. MÁQUINAS PARA PECUÁRIA. MÁQUINAS USADAS PARA AGRICULTURA DE PRECISÃO.

ÉTICA, LEGISLAÇÃO E EXERCÍCIO PROFISSIONAL
CIÊNCIAS E VALORES. TEMÁTICA ANTIGA, MEDIEVAL E CONTEMPORÂNEA DA DISCUSSÃO MORAL. HISTÓRIA E DESENVOLVIMENTO DO ENSINO E DA PESQUISA EM AGRONOMIA NO BRASIL E NO MUNDO. BIOÉTICA. ÉTICA

BIOQUÍMICA
CARBOIDRATOS. LIPÍDIOS. ÁCIDOS NUCLÉICOS. BIOENERGÉTICA. AMINOÁCIDOS. PROTEÍNAS. VITAMINAS, ENZIMAS E COENZIMAS. CATABOLISMO DE CARBOIDRATOS, LIPÍDIOS E COMPOSTOS NITROGENADOS.

MELHORAMENTO VEGETAL
INTRODUÇÃO AO MELHORAMENTO DE PLANTAS. SISTEMAS REPRODUTIVOS DAS ESPÉCIES CULTIVADAS. BASES GENÉTICAS DO MELHORAMENTO DE PLANTAS. RECURSOS GENÉTICOS VEGETAIS. MÉTODOS DE MELHORAMENTO DE PLANTAS. MELHORAMENTO VISANDO RESISTÊNCIA A DOENÇAS E PRAGAS. BIOTECNOLOGIA APLICADA AO MELHORAMENTO DE PLANTAS. BIOSSEGURANÇA. LEI DE PROTEÇÃO DE CULTIVARES.

MECANIZAÇÃO AGRÍCOLA
CONCEITOS GERAIS DE OPERAÇÕES AGRÍCOLAS. CONCEITOS DE ORGANIZAÇÃO E MÉTODOS. ESTUDO DE TEMPOS E MOVIMENTOS. ANÁLISE OPERACIONAL. ESTUDO DE CUSTOS PARA MÁQUINAS E IMPLEMENTOS AGRÍCOLAS. ENSAIO DE MÁQUINAS AGRÍCOLAS. SELEÇÃO DE MÁQUINAS AGRÍCOLAS. DIMENSIONAMENTO DE CONJUNTOS MECANIZADOS. TÉCNICAS NO GERENCIAMENTO DE FROTAS AGRÍCOLAS.

MANEJO E CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA
FATORES QUE CONTRIBUEM PARA O DESGASTE DO SOLO. EROSÃO DO SOLO. APTIDÃO E CAPACIDADE DE USO DA TERRA. SISTEMAS DE PREPARO DO SOLO. PRÁTICAS CONSERVACIONISTAS E PLANEJAMENTO CONSERVACIONISTA DO SOLO E DA ÁGUA. PESQUISA DA CONSERVAÇÃO DO SOLO NO ESTADO E NO BRASIL.

HIDROLOGIA E HIDRÁULICA
HIDROLOGIA APLICADA: CICLO HIDROLÓGICO, BACIA HIDROGRÁFICA, VAZÃO MÁXIMA E HIDROGRAMA DE PROJETO. PROPRIEDADES FUNDAMENTAIS DOS FLUÍDOS. HIDROSTÁTICA. HIDRODINÂMICA. REGIMES DE ESCOAMENTO.

GEOPROCESSAMENTO APLICADO À AGROPECUÁRIA
INTRODUÇÃO AO GEOPROCESSAMENTO. PRINCÍPIOS DE GEOMÁTICA. FUNDAMENTOS DE CARTOGRAFIA. FUNCIONAMENTO DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS (SIG). ESTRUTURA, AQUISIÇÃO, MANIPULAÇÃO E ANÁLISE DE DADOS ESPACIAIS. INTRODUÇÃO AO SENSORIAMENTO REMOTO APLICADO AO MAPEAMENTO DE SOLO E VEGETAÇÃO. USOS POTENCIAIS E APLICAÇÕES PRÁTICAS DO GEOPROCESSAMENTO NA AGRONOMIA.

FISIOLOGIA DE PLANTAS CULTIVADAS
CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO VEGETAL. RELAÇÕES HÍDRICAS E MECANISMOS DE ABSORÇÃO E TRANSPORTE DE SOLUTOS. FOTOSSÍNTESE E RESPIRAÇÃO. METABOLISMO DO CARBONO E ASPECTOS ECOFISIOLÓGICOS ASSOCIADOS À FOTOSSÍNTESE. TRANSPORTE NO FLOEMA. REGULAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO

EXPERIMENTAÇÃO AGRÍCOLA
ESTATÍSTICA APLICADA À PESQUISA EXPERIMENTAL. DELINEAMENTOS EXPERIMENTAIS. PLANEJAMENTO EXPERIMENTAL. ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DE RESULTADOS EXPERIMENTAIS. PROGRAMAS ESTATÍSTICOS.

AGROMETEOROLOGIA
CONCEITOS BÁSICOS RELATIVOS À AGROMETEOROLOGIA E SUA IMPORTÂNCIA NA AGRONOMIA. FATORES E ELEMENTOS DO CLIMA. PADRÕES ESTABELECIDOS PELA ORGANIZAÇÃO METEOROLÓGICA MUNDIAL – OMM. ATMOSFERA TERRESTRE. RADIAÇÃO SOLAR, BALANÇO DE ENERGIA, TEMPERATURA DO AR E DO SOLO, PRECIPITAÇÃO, UMIDADE RELATIVA DO AR, PRESSÃO ATMOSFÉRICA, VENTO, INSOLAÇÃO E FOTOPERÍODO. EVAPORAÇÃO E EVAPOTRANSPIRAÇÃO. BALANÇO HÍDRICO. INSTRUMENTOS DE MEDIDAS METEOROLÓGICAS. CLASSIFICAÇÃO CLIMÁTICA. ZONEAMENTO AGROCLIMÁTICO. PREVISÃO DE SAFRAS AGRÍCOLAS.

IRRIGAÇÃO E DRENAGEM
NOÇÕES DE HIDROLOGIA. CONTROLE E USO DA ÁGUA.A ÁGUA NO SISTEMA SOLO-PLANTA-ATMOSFERA. INFILTRAÇÃO DA ÁGUA NO SOLO. ARMAZENAMENTO DA ÁGUA NO SOLO. QUALIDADE DA ÁGUA PARA IRRIGAÇÃO. CONCEITOS E IMPORTÂNCIA DA IRRIGAÇÃO. IRRIGAÇÃO POR SUPERFÍCIE. IRRIGAÇÃO POR ASPERSÃO. IRRIGAÇÃO LOCALIZADA.

HORTICULTURA GERAL
ASPECTOS GERAIS DA HORTICULTURA. SUBSTRATOS HORTÍCOLAS: MATERIAIS EMPREGADOS, CARACTERIZAÇÃO, ANÁLISES, CORREÇÕES, MÉTODOS DE ESTERILIZAÇÃO. PROPAGAÇÃO DE PLANTAS E PRODUÇÃO DE MUDAS: SEXUADA (SEMENTES) E ASSEXUADA (VEGETATIVA). TIPOS DE ESTRUTURA PARA PRODUÇÃO DE PLANTAS HORTÍCOLAS: VIVEIROS, TELADOS, AMBIENTE PROTEGIDO. CULTIVO DE PLANTAS EM RECIPIENTES. CULTIVO DE PLANTAS FORA DO SOLO. TIPOS E MANEJO DA IRRIGAÇÃO. ADUBAÇÃO – FERTIRRIGAÇÃO, SOLUÇÃO NUTRITIVA,

FITOPATOLOGIA GERAL
HISTÓRIA DA FITOPATOLOGIA. CONCEITO E NATUREZA DAS DOENÇAS DE PLANTAS. ETIOLOGIA E TAXONOMIA DOS PRINCIPAIS GRUPOS DE FITOPATÓGENOS. GRUPOS DE DOENÇAS DE PLANTAS. CICLO DAS RELAÇÕES PATÓGENOHOSPEDEIRO. AMBIENTE E DOENÇA. PRINCÍPIOS DA FISIOLOGIA DO PARASITISMO, DA EPIDEMIOLOGIA E DO

FERTILIDADE DO SOLO E NUTRIÇÃO DE PLANTAS
CONCEITOS DE FERTILIDADE. CRITÉRIOS DE ESSENCIALIDADE. AMOSTRAGEM E PREPARO DE AMOSTRAS. INTERPRETAÇÃO DAS ANÁLISES DE SOLO. ACIDEZ DO SOLO. CORRETIVOS DO SOLO (CALAGEM E GESSAGEM). MACRONUTRIENTES, MICRONUTRIENTES E SEUS PRINCIPAIS FERTILIZANTES. MATÉRIA ORGÂNICA DO SOLO. AVALIAÇÃO DA FERTILIDADE DO SOLO. RECOMENDAÇÃO DE ADUBAÇÃO E CALAGEM. CONCEITOS GERAIS E

ENTOMOLOGIA GERAL
NOÇÕES SOBRE CLASSIFICAÇÃO, MORFOLOGIA, FISIOLOGIA, BIOLOGIA, FILOGENIA E ECOLOGIA DOS INSETOS DE IMPORTÂNCIA AGRÍCOLA. COMPOSIÇÃO E DINÂMICA DA ENTOMOFAUNA. TÉCNICAS DE COLETA E CONSERVAÇÃO DE INSETOS. IDENTIFICAÇÃO DAS PRINCIPAIS ORDENS DE INSETOS.

COMUNICAÇÃO E EXTENSÃO RURAL
HISTÓRIA, FILOSOFIA, PRINCÍPIOS, FUNDAMENTOS, PEDAGOGIA, METODOLOGIA, TÉCNICAS E RECURSOS DA EXTENSÃO RURAL. SITUAÇÃO E PERSPECTIVAS PARA A EXTENSÃO RURAL NO BRASIL E EM MATO GROSSO. CULTURA CAMPESINA. COMUNICAÇÃO, METODOLOGIA E LINGUAGEM: TEORIAS, CLASSIFICAÇÃO E MEIOS. JORNALISMO

AGROECOLOGIA
HISTÓRIA E EVOLUÇÃO DOS MODELOS AGROECOLÓGICOS. IMPACTOS E SUSTENTABILIDADE DOS MODELOS AGRÍCOLAS. ABORDAGEM SISTÊMICA. TÉCNICAS E PROCESSOS PRODUTIVOS POUPADORES DE INSUMOS. SUSTENTABILIDADE ECONÔMICA, SOCIAL E AMBIENTAL. PROCESSOS DE CONSERVAÇÃO DO MODELO DE PRODUÇÃO.

ZOOTECNIA GERAL
INTRODUÇÃO À ZOOTECNIA. CONCEITOS EM ZOOTECNIA. IMPORTÂNCIA ECONÔMICA, SOCIAL, FINALIDADES E CARACTERIZAÇÃO DOS PRINCIPAIS TIPOS DE EXPLORAÇÃO ZOOTÉCNICA. AÇÃO DO AMBIENTE NATURAL SOBRE ANIMAIS DOMÉSTICOS (BIOCLIMATOLOGIA). NOÇÕES DE NUTRIÇÃO ANIMAL E MELHORAMENTO GENÉTICO ANIMAL.

TCC I
CONCEITOS DE PESQUISA CIENTÍFICA. FASES DA PESQUISA. REGRAS FORMAIS DE CITAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS. ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA CIENTÍFICA.

OLERICULTURA
PRINCIPAIS ESPÉCIES OLERÍCOLAS. ORIGEM. ASPECTOS ECONÔMICOS. IMPORTÂNCIA ALIMENTAR E INDUSTRIAL. CULTIVARES. BOTÂNICA E FISIOLOGIA. EXIGÊNCIAS CLIMÁTICAS. SOLOS E PREPAROS. MÉTODOS DE PLANTIO E MODELOS DE PRODUÇÃO. TRATOS CULTURAIS. DISTÚRBIOS FISIOLÓGICOS. DOENÇAS E PRAGAS. COLHEITA, CLASSIFICAÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO.

FITOTECNIA I
CULTURAS DA CANA DE AÇÚCAR, MANDIOCA, CAFÉ E MAMONA: ORIGEM, IMPORTÂNCIA, PRODUÇÃO NO MUNDO, BRASIL E NO ESTADO. BIOCLIMA EXIGIDO. CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO. CULTIVARES. MÉTODOS

FITOPATOLOGIA AGRÍCOLA
SINTOMATOLOGIA E DIAGNOSE DE DOENÇAS DE PLANTAS. QUANTIFICAÇÃO DE DOENÇAS. MANEJO INTEGRADO DE DOENÇAS NAS PRINCIPAIS CULTURAS ANUAIS, PERENES, FORRAGEIRAS E EM HORTALIÇAS. MANEJO DE

ENTOMOLOGIA AGRÍCOLA
DEFINIÇÃO DE MANEJO INTEGRADO DE PRAGAS. AMOSTRAGEM, NÍVEL DE CONTROLE, NÍVEL DE DANO ECONÔMICO. TOMADA DE DECISÃO. MÉTODOS DE CONTROLE E ESTRATÉGIAS PARA O MANEJO INTEGRADO DE

CONSTRUÇÕES RURAIS
MATERIAIS E TÉCNICAS DE CONSTRUÇÃO. FUNDAMENTOS DE RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS E DIMENSIONAMENTO DE ESTRUTURAS SIMPLES. PLANEJAMENTO E PROJETO DE INSTALAÇÕES AGRÍCOLAS E ZOOTÉCNICAS. ELETRIFICAÇÃO E ESGOTAMENTO SANITÁRIO RURAL. MEMORIAL DESCRITIVO, ORÇAMENTO E CRONOGRAMA FÍSICO-FINANCEIRO.

FRUTICULTURA
IMPORTÂNCIA DA FRUTICULTURA. CARACTERÍSTICAS BOTÂNICAS. VARIEDADES. ECOFISIOLOGIA. ADUBAÇÃO. PLANTIO. PRÁTICAS CULTURAIS. MANEJO. COLHEITA E PÓS-COLHEITA. CLASSIFICAÇÃO, EMBALAGEM E COMERCIALIZAÇÃO DOS FRUTOS RELATIVOS ÀS SEGUINTES FRUTEIRAS: ABACAXIZEIRO, BANANEIRA, MARACUJAZEIRO, MANGUEIRA E MAMOEIRO.

FORRAGICULTURA E PASTAGENS
PRINCÍPIOS DE FISIOLOGIA E MORFOLOGIA APLICADOS AO MANEJO DO PASTEJO. PRINCIPAIS GRAMÍNEAS E LEGUMINOSAS FORRAGEIRAS TROPICAIS. FORMAÇÃO, ESTABELECIMENTO E MANUTENÇÃO DE PASTAGENS. PRINCIPAIS PRAGAS E DOENÇAS DE PASTAGENS. ESTACIONALIDADE DA PRODUÇÃO DE PLANTAS FORRAGEIRAS E

FITOTECNIA II
CULTURAS DA SOJA, FEIJÃO, ALGODÃO, GIRASSOL E AMENDOIM: ORIGEM, IMPORTÂNCIA, PRODUÇÃO NO MUNDO, BRASIL E NO ESTADO. BIOCLIMA EXIGIDO. CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO. CULTIVARES. MÉTODOS DE PROPAGAÇÃO. SOLO, NUTRIÇÃO E ADUBAÇÃO. ÉPOCAS DE SEMEADURA. FITOSSANIDADE. PRÁTICAS CULTURAIS. COLHEITA. MANEJO PÓS-COLHEITA. CLASSIFICAÇÃO. EMBALAGEM E COMERCIALIZAÇÃO.

CIÊNCIAS DE PLANTAS DANINHAS
CONCEITO, HISTÓRICO, ORIGEM E DANOS CAUSADOS PELAS PLANTAS DANINHAS. BIOLOGIA, CLASSIFICAÇÃO, ESTRATÉGIAS EVOLUTIVAS E DISSEMINAÇÃO DAS PLANTAS DANINHAS. COMPETIÇÃO E ALELOPATIA. MÉTODOS DE MANEJO E CONTROLE DAS PLANTAS DANINHAS. ABSORÇÃO, METABOLISMO E SELETIVIDADE DE HERBICIDAS NAS PLANTAS. MECANISMOS E MODOS DE AÇÃO DOS HERBICIDAS. COMPORTAMENTO AMBIENTAL DOS HERBICIDAS NO AMBIENTE. MÉTODOS DE MANEJO DE BAIXO IMPACTO AMBIENTAL. EQUIPAMENTOS PARA APLICAÇÃO DOS

PRODUÇÃO E TECNOLOGIA DE SEMENTES
IMPORTÂNCIA DAS SEMENTES. FORMAÇÃO, MATURAÇÃO, GERMINAÇÃO, DORMÊNCIA, DETERIORAÇÃO E VIGOR DE SEMENTES. ESTABELECIMENTO DE CAMPO DE PRODUÇÃO DE SEMENTES. INSPEÇÕES DOS CAMPOS DE

FLORICULTURA E PAISAGISMO
INTRODUÇÃO À FLORICULTURA. MULTIPLICAÇÃO E PROPAGAÇÃO DE PLANTAS FLORÍFERAS E ORNAMENTAIS. INSTALAÇÃO DE CAMPOS, VIVEIROS OU CASAS-DE-VEGETAÇÃO PARA A PRODUÇÃO DE FLORES DE CORTE, PLANTAS ORNAMENTAIS OU MUDAS. COLHEITA, EMBALAGEM, ARMAZENAMENTO, TRANSPORTE, COMÉRCIO E MERCADO. CULTURA DAS PRINCIPAIS FLORES DE CORTE E DE PLANTAS FLORÍFERAS OU ORNAMENTAIS CULTIVADAS E

FITOTECNIA III
CULTURAS DO ARROZ, TRIGO, MILHO, MILHETO E SORGO: ORIGEM, IMPORTÂNCIA, PRODUÇÃO NO MUNDO, BRASIL E NO ESTADO. BIOCLIMA EXIGIDO. CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO. CULTIVARES. MÉTODOS DE PROPAGAÇÃO. SOLO, NUTRIÇÃO E ADUBAÇÃO. ÉPOCAS DE SEMEADURA. FITOSSANIDADE. PRÁTICAS CULTURAIS. COLHEITA. MANEJO PÓS-COLHEITA. CLASSIFICAÇÃO. EMBALAGEM E COMERCIALIZAÇÃO.

ECONOMIA RURAL E COMERCIALIZAÇÃO AGROPECUÁRIA
NOÇÕES DE MACRO E MICROECONOMIA. OFERTA E DEMANDA DE PRODUTOS AGRÍCOLAS. MERCADOS E PREÇOS DE PRODUTOS AGRÍCOLAS. CUSTOS DE PRODUÇÃO: DEPRECIAÇÃO, EXAUSTÃO, MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO, MARGEM DE SEGURANÇA E PONTO DE EQUILÍBRIO. COMERCIALIZAÇÃO AGRÍCOLA. SISTEMAS DE COMERCIALIZAÇÃO: ANÁLISE FUNCIONAL, ANÁLISE INSTITUCIONAL E ANÁLISE ESTRUTURAL. ESTRATÉGIAS DE COMERCIALIZAÇÃO. MERCADO DISPONÍVEL E MERCADO FUTURO. EXPORTAÇÃO DE PRODUTOS AGRÍCOLAS.

TCC II
CONCEITOS DE REDAÇÃO CIENTÍFICA. ORGANIZAÇÃO E ELABORAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS. ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO.

SILVICULTURA
INTRODUÇÃO ÀS FLORESTAS TROPICAIS. AS FLORESTAS TROPICAIS COMO RECURSO NATURAL RENOVÁVEL. REGENERAÇÃO DE ESPÉCIES ARBÓREAS TROPICAIS E IMPLICAÇÕES PARA O MANEJO. SISTEMAS DE

ADMINISTRAÇÃO RURAL E PROJETOS AGROPECUÁRIOS
HISTÓRIA, TEORIA E FUNÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO RURAL. FATORES DE PRODUÇÃO AGROPECUÁRIA. PLANEJAMENTO
AGROPECUÁRIO E MÉTODOS DE PLANEJAMENTO. CONCEITO, OBJETIVO E TIPOLOGIAS DE CUSTEIOS E INVESTIMENTOS AGROPECUÁRIOS. ELEMENTOS QUE COMPÕEM UM PROJETO DE CUSTEIO E INVESTIMENTO AGROPECUÁRIO. MÉTODOS E INDICADORES DE ANÁLISE DE VIABILIDADE, RENTABILIDADE E RISCO DE CUSTEIO E INVESTIMENTO AGROPECUÁRIO. CRÉDITO RURAL. GESTÃO AGROPECUÁRIA: IMPLANTAÇÃO DO PROJETO, GESTÃO
ADMINISTRATIVA E REGISTROS DAS ATIVIDADES NO ESTABELECIMENTO RURAL. TECNOLOGIAS NO APOIO A PRODUÇÃO AGROPECUÁRIA. MARKETING RURAL. TOMADA DE DECISÃO EM UNIDADES DE PRODUÇÃO
AGROPECUÁRIAS.

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO
PLANEJAMENTO, ACOMPANHAMENTO, DESENVOLVIMENTO, ANÁLISE E AVALIAÇÃO DE ATIVIDADES E/OU PROJETOS DO SETOR AGROPECUÁRIO.

SECAGEM, BENEFICIAMENTO E ARMAZENAMENTO DE GRÃOS
ESTRUTURA BRASILEIRA DE ARMAZENAGEM DE GRÃOS. FATORES QUE INFLUENCIAM A QUALIDADE DOS GRÃOS ARMAZENADOS. PROPRIEDADES DO AR ÚMIDO. EQUILÍBRIO HIGROSCÓPIO. IMPORTÂNCIA DA PRÉ-LIMPEZA. LIMPEZA E CLASSIFICAÇÃO COM BASE NAS CARACTERÍSTICAS DOS GRÃOS. ETAPAS DE BENEFICIAMENTO DE GRÃOS. SECAGEM DE GRÃOS. SECADORES. AERAÇÃO. ARMAZENAMENTO E FATORES QUE AFETAM A

RECURSOS COMPUTACIONAIS APLICADOS À EXPERIMENTAÇÃO AGRÍCOLA
PROGRAMAS COMPUTACIONAIS PARA ANÁLISE DE EXPERIMENTOS AGROPECUÁRIOS: FUNCIONAMENTO,
APLICAÇÕES E INTERPRETAÇÃO DE RELATÓRIOS DE ANÁLISE.

PLASTICULTURA E HIDROPONIA
PLÁSTICOS: TIPOS, FABRICAÇÃO, TRANSFORMAÇÃO E SUA APLICAÇÃO NA AGRICULTURA. CONTROLE AMBIENTAL:
OBJETIVOS E VANTAGENS. ESTUFAS: PLANEJAMENTO, VIABILIDADE ECONÔMICA, TIPOS E ESTRUTURAS. PRODUÇÃO
DE HORTALIÇAS E DE PLANTAS ORNAMENTAIS SOB CONDIÇÕES DE CULTIVOS PROTEGIDOS. PRODUÇÃO ESPECIALIZADA DE MUDAS. CULTIVOS HIDROPÔNICOS. FUNDAMENTOS DE HIDROPONIA. ASPECTOS IMPORTANTES E POTENCIALIDADES DA HIDROPONIA. SOLUÇÃO NUTRITIVA. SISTEMAS DE CULTIVO HIDROPÔNICO. INSTALAÇÕES EM SISTEMAS HIDROPÔNICOS. CONTROLE DE VARIÁVEIS AMBIENTAIS. PLANEJAMENTO E CONTROLE
DE PRODUÇÃO. HIDROPONIA COMERCIAL. PRODUÇÃO DE MUDAS NA HIDROPONIA. MANEJO FITOSSANITÁRIO EM HIDROPONIA.

NUTRIÇÃO ANIMAL E FORMULAÇÃO DE RAÇÕES
CONCEITOS BÁSICOS NA NUTRIÇÃO ANIMAL. EXIGÊNCIAS NUTRICIONAIS DAS PRINCIPAIS ESPÉCIES. COMPOSIÇÃO QUÍMICA DOS ALIMENTOS. CONVERSÃO ALIMENTAR. EFICIÊNCIA ALIMENTAR. MÉTODOS MATEMÁTICOS PARA A FORMULAÇÃO DE RAÇÕES. DIFERENTES FORMAS DE PROCESSAMENTO DO PRODUTO FINAL

MICROBIOLOGIA E BIOQUÍMICA DO SOLO
MACROFAUNA, MESOFAUNA E MICROFLORA: SUA INFLUÊNCIA SOBRE A ATIVIDADE BIOLÓGICA DO SOLO. PAPEL DA MICROBIOTA NOS PRINCIPAIS PROCESSOS DE TRANSFORMAÇÃO E CICLAGEM DOS COMPOSTOS NO SOLO.

MANEJO INTEGRADO DE PRAGAS DE OLERÍCOLAS
DESCRIÇÃO, BIOLOGIA, SINTOMAS DE ATAQUE, DANOS, PREJUÍZOS E MANEJO INTEGRADO DE INSETOS-PRAGA DE ESPÉCIES OLERÍCOLAS TROPICAIS.

MANEJO, GESTÃO E LEGISLAÇÃO AMBIENTAL
GESTÃO AMBIENTAL: CONCEITOS E DEFINIÇÕES. DEFINIÇÃO E TIPOS DE IMPACTOS AMBIENTAIS. CONCEITOS
BÁSICOS. AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL. LEGISLAÇÃO AMBIENTAL. IMPACTO AMBIENTAL EM ECOSSISTEMAS AQUÁTICOS E TERRESTRES. ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL (EIA) E RELATÓRIO DE IMPACTO AMBIENTAL (RIMA). PLANO DE RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS (PRAD).

AVALIAÇÃO AGROAMBIENTAL E PERÍCIA AGROPECUÁRIA
ATIVIDADES PERICIAIS NO ÂMBITO DA AGRONOMIA. VISTORIA. PERÍCIA. AVALIAÇÃO. MONITORAMENTO. LAUDO. PARECER TÉCNICO. AUDITORIA. ARBITRAGEM. MÉTODOS: AVALIAÇÃO DE TERRA, BENFEITORIAS DE CULTURAS, DE MÁQUINAS E DE IMPLEMENTOS, AVALIAÇÃO DE SEMOVENTES. FATOR DE AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE DE USO DA TERRA, RECURSOS HÍDRICOS, ACESSO, TRANSPOSIÇÃO E CORREÇÃO DA TERRA. ESTATUTO DA TERRA E CÓDIGO FLORESTAL. ESTUDO E AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS (EIA-RIMA). ANÁLISE DE MERCADO IMOBILIÁRIO E DO VALOR ENCONTRADO. LEGISLAÇÃO PROFISSIONAL. REGISTRO DE IMÓVEIS.

AGROENERGIA
FONTES DE ENERGIA NA AGRICULTURA. USO DA ENERGIA SOLAR, HIDRÁULICA E EÓLICA EM PROPRIEDADES AGROPECUÁRIAS. PRODUTOS E RESÍDUOS VEGETAIS E ANIMAIS COMO FONTES DE ENERGIA: MATÉRIA-PRIMA,

TECNOLOGIA DE APLICAÇÃO DE DEFENSIVOS AGRÍCOLAS
BOAS PRÁTICAS AGRÍCOLAS PARA A AGRICULTURA MODERNA. LEGISLAÇÃO FITOSSANITÁRIA – MUNDO E BRASIL. CARÁTER MULTIDISCIPLINAR DA TECNOLOGIA DE APLICAÇÃO DE DEFENSIVOS AGRÍCOLAS. CONCEITO DE ALVO NA APLICAÇÃO. FORMULAÇÕES. ADJUVANTES. APLICAÇÃO DE SÓLIDOS E LÍQUIDOS. COBERTURA DAS SUPERFÍCIES. ESTUDO DE GOTAS. TIPOS DE PULVERIZADORES E BICOS. CALIBRAÇÃO. APLICAÇÃO CONTROLADA DE GOTAS. PULVERIZAÇÃO ELETROSTÁTICA. AVIAÇÃO AGRÍCOLA. TIPOS DE EPI’S. TRANSPORTE E ARMAZENAMENTO DE AGROTÓXICOS.

SOCIOLOGIA E DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL
AS CIÊNCIAS SOCIAIS: SURGIMENTO E FORMAÇÃO. FORMAÇÃO DA SOCIEDADE RURAL NO BRASIL. TRADIÇÕES TEÓRICAS SOBRE A QUESTÃO AGRÁRIA E AMBIENTAL. ANÁLISE DA DINÂMICA, DA DIVERSIDADE E DA ESTRUTURA

PLANTAS MEDICINAIS, CONDIMENTARES E AROMÁTICAS
IMPORTÂNCIA ECONÔMICA E SOCIAL. ORIGEM DO USO DE FITOTERÁPICOS. COMPOSTOS TERAPÊUTICOS, CONDIMENTARES, AROMÁTICOS. PRINCIPAIS ESPÉCIES SILVESTRES E DOMESTICADAS, NATIVAS E EXÓTICAS. EXTRATIVISMO E MANEJO DE BIODIVERSIDADE. CONDIÇÕES EDAFO-CLIMÁTICAS AO CULTIVO. PLANTIO, CULTIVO, PROPAGAÇÃO, MANEJO, COLHEITA, PÓS-COLHEITA, CLASSIFICAÇÃO, ARMAZENAMENTO, CERTIFICAÇÃO E

MELHORAMENTO GENÉTICO ANIMAL
ESTUDO DE PRINCÍPIOS E MÉTODOS APLICADOS AO MELHORAMENTO GENÉTICO ANIMAL.

MANEJO INTEGRADO DE PRAGAS DE FRUTÍFERAS
DESCRIÇÃO, BIOLOGIA, SINTOMAS DE ATAQUE, DANOS, PREJUÍZOS E MANEJO INTEGRADO DE INSETOS-PRAGA DAS PRINCIPAIS ESPÉCIES FRUTÍFERAS DE IMPORTÂNCIA PARA A REGIÃO NORTE DE MATO GROSSO.

GESTÃO EMPRESARIAL, MARKETING E LOGÍSTICA DO AGRONEGÓCIO
ADMINISTRAÇÃO - EVOLUÇÃO DA GESTÃO AGROINDUSTRIAL NO BRASIL. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO. EMPREENDEDORISMO E PLANO DE NEGÓCIOS. CONTROLE COMO UMA FUNÇÃO ADMINISTRATIVA: FASES E TÉCNICAS. COMERCIALIZAÇÃO E MARKETING AGROINDUSTRIAL - PREVISÃO DE PREÇOS, FINANCIAMENTO DA COMERCIALIZAÇÃO, DIFERENCIAÇÃO DE PRODUTO E PESQUISA DE MERCADO. CRÉDITO E TRIBUTAÇÃO NO

DOENÇAS DAS PLANTAS FRUTÍFERAS E OLERÍCOLAS
DIAGNOSE DE DOENÇAS INFECCIOSAS E NÃO INFECCIOSAS. PRINCÍPIOS GERAIS DE CONTROLE (EXCLUSÃO, ERRADICAÇÃO, PROTEÇÃO, IMUNIZAÇÃO, TERAPIA, REGULAÇÃO E EVASÃO). MÉTODOS DE CONTROLE/MANEJO (CULTURAL, GENÉTICO, QUÍMICO, BIOLÓGICO, FÍSICO, INTEGRADO/SUSTENTADO). DOENÇAS DAS PLANTAS FRUTÍFERAS: DIAGNOSE E MANEJO. DOENÇAS DO CACAU. DOENÇAS DO ABACAXI. DOENÇAS DA BANANEIRA. DOENÇAS DO MAMOEIRO. DOENÇAS DA MANGUEIRA. DOENÇAS DAS HORTALIÇAS: DIAGNOSE E MANEJO.

AGRICULTURA ORGÂNICA
CONCEITO E DEFINIÇÃO. EVOLUÇÃO DA AGRICULTURA ORGÂNICA. PRINCÍPIOS BÁSICOS. LEGISLAÇÃO. PRODUÇÃO ORGÂNICA. MANEJO E TRATOS CULTURAIS. NUTRIÇÃO NO SISTEMA DE AGRICULTURA ORGÂNICA. CONVERSÃO. CERTIFICAÇÃO E SELO DE QUALIDADE. CONTROLE DE PLANTAS ESPONTÂNEAS, PRAGAS E DOENÇAS. AGRONEGÓCIO NA AGRICULTURA ORGÂNICA.

AGRICULTURA DE PRECISÃO
INTRODUÇÃO À AGRICULTURA DE PRECISÃO: HISTÓRICO E CONCEITUAÇÃO. TECNOLOGIAS ENVOLVIDAS NA AGRICULTURA DE PRECISÃO. ELETRÔNICA EMBARCADA NOS EQUIPAMENTOS AGRÍCOLAS. SISTEMAS DE POSICIONAMENTO GLOBAL DIFERENCIAL (DGPS). GERENCIAMENTO DA INFORMAÇÃO. GERAÇÃO DE MAPAS TEMÁTICOS. FORMAS DE CONTROLE. SISTEMAS PARA MONITORAMENTO E MAPEAMENTO DA PRODUÇÃO, CONDIÇÕES DA CULTURA E DO SOLO.

ADUBOS E ADUBAÇÃO
EXIGÊNCIAS NUTRICIONAIS: EXTRAÇÃO E EXPORTAÇÃO DE NUTRIENTES PELAS PRINCIPAIS CULTURAS. ADUBAÇÃO E
NUTRIÇÃO DAS PRINCIPAIS CULTURAS AGRÍCOLAS (USO DE SOFTWARES PARA FINS DE DIAGNOSE E AVALIAÇÃO). USOS EFICIENTES DE CORRETIVOS E FERTILIZANTES. PRINCIPAIS FONTES DE ADUBAÇÃO DAS CULTURAS. IMPACTO AMBIENTAL DO USO DE CORRETIVOS E FERTILIZANTES. AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL DAS PLANTAS (DIAGNOSE VISUAL E ANÁLISE FOLIAR). MÉTODOS E TÉCNICAS CONVENCIONAIS E ALTERNATIVAS PARA O FORNECIMENTO DE NUTRIENTES: ADUBAÇÃO E FERTILIZAÇÃO QUÍMICA, ADUBAÇÃO VERDE, ADUBAÇÃO ORGÂNICA,
ADUBAÇÃO FLUÍDA, ADUBAÇÃO FOLIAR E FERTIRRIGAÇÃO.

SOCIOLOGIA
SOCIOLOGIA COMO CIÊNCIA. CULTURA E IDEOLOGIA. ORGANIZAÇÕES E INSTITUIÇÕES SOCIAIS. MOVIMENTOS SOCIAIS. RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS. ESTRATIFICAÇÃO SOCIAL. ECOLOGIA SOCIAL. SOCIEDADE E AMBIENTE.

QUÍMICA APLICADA AS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
ESTRUTURA BÁSICA DO ÁTOMO. TABELA PERIÓDICA. LIGAÇÕES QUÍMICAS. FUNÇÕES INORGÂNICAS. REAÇÕES QUÍMICAS. SOLUÇÕES. PRÁTICAS DE QUÍMICA PARA EDUCAÇÃO BÁSICA.

PROFISSÃO DO BIÓLOGO
ASPECTOS HISTÓRICOS DA BIOLOGIA. CONCEITO E DIVISÃO DA BIOLOGIA. NATURALISTAS E A HISTÓRIA NATURAL. IMPORTÂNCIA DA BIOLOGIA MODERNA. O SURGIMENTO E REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO DE BIÓLOGO. LEGISLAÇÃO PROFISSIONAL DA PROFISSÃO DO BIÓLOGO. O BIÓLOGO: DO ESTUDANTE AO PROFISSIONAL. O CURSO DE BIOLOGIA; ÁREAS DE ATUAÇÃO E MERCADO DE TRABALHO. AS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E AS DEMANDAS ATUAIS. ÓRGÃOS DE CLASSE. CONDUTA E ÉTICA PROFISSIONAL. PRINCÍPIOS DE BIOÉTICA. LINHAS DE PESQUISA EM BIOLOGIA. A RESPONSABILIDADE SOCIAL DO BIÓLOGO NA SUA FORMAÇÃO E ATIVIDADE PROFISSIONAL.

PRODUÇÃO DE TEXTO E LEITURA
CONCEPÇÃO DE LEITURA: ESQUEMAS DE LEITURA. CONCEPÇÃO DE TEXTO E PRODUÇÃO DE TEXTO: TIPOLOGIAS TEXTUAIS. ORGANIZAÇÃO SINTÁTICA. SEMÂNTICA DO DISCURSO. OBSERVAÇÃO E APLICAÇÃO DOS ELEMENTOS TEXTUAIS. ASPECTOS ARGUMENTATIVOS DO TEXTO. PRODUÇÃO DE TEXTOS: RESUMOS, SÍNTESES, RESENHAS, RELATÓRIOS E ENSAIOS.

MATEMÁTICA APLICADA AS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
CONJUNTOS. FUNÇÕES REAIS DE UMA VARIÁVEL REAL. LIMITES E CONTINUIDADE. DERIVADA E APLICAÇÕES.

EMBRIOLOGIA ANIMAL
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA EMBRIOLOGIA. GAMETOGÊNESE. FECUNDAÇÃO. FASES DO DESENVOLVIMENTO EMBRIONÁRIO HUMANO INICIAL. FORMAÇÃO DAS MEMBRANAS FETAIS E PLACENTAÇÃO. ORGANOGÊNESE DEFINITIVA. MALFORMAÇÕES E TERATOGÊNESE. DESENVOLVIMENTO EMBRIONÁRIO DE AVES, ANFÍBIOS, PEIXES E RÉPTEIS E MAMÍFEROS.

BIOLOGIA CELULAR
HISTÓRIA E CONCEITO SOBRE A BIOLOGIA CELULAR. MÉTODOS DE ESTUDO DA CÉLULAS.ORGANIZAÇÃO GERAL DAS CÉLULAS PROCARIONTES E EUCARIONTES. COMPOSIÇÃO QUÍMICA DA CÉLULAS. MORFOFISIOLOGIA DAS MEMBRANAS CELULARES, ORGANELAS, NÚCLEO E CITOESQUELETO DAS CÉLULAS EUCARIONTES. CICLO CELULAR (MITOSE E MEIOSE).

ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR
O DIREITO À EDUCAÇÃO E AS RESPONSABILIDADES DO PODER PÚBLICO NAS LEGISLAÇÕES VIGENTES. O SISTEMA NACIONAL, ESTADUAL E MUNICIPAL DE ENSINO E O REGIME DE COLABORAÇÃO. LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO. FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO E OS PLANOS NACIONAL, ESTADUAL E MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO. GESTÃO DEMOCRÁTICA DO SISTEMA E DA ESCOLA NA LEGISLAÇÃO E AS PRÁTICAS EVIDENCIADAS. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO. ESCOLA ORGANIZADA EM CICLOS DE FORMAÇÃO NO ESTADO DE MATO GROSSO.

MORFOLOGIA E SISTEMÁTICA DE PROTOZOA E METAZOÁRIOS BASAIS
MORFOLOGIA, FISIOLOGIA, CLASSIFICAÇÃO, IMPORTÂNCIA ECONÔMICA E ECOLOGIA DE PROTOZOÁRIOS E DOS FILOS PORIFERA, PLACOZOA, MESOZOA, CTENOPHORA E CNIDARIA. REGRAS INTERNACIONAIS DE NOMENCLATURA ZOOLÓGICA, ESCOLAS SISTEMÁTICAS. ORIGEM DOS ANIMAIS BILATERAIS. TÉCNICAS DE AMOSTRAGEM E MONITORAMENTO DE INVERTEBRADOS. MÉTODOS E PRÁTICAS PARA O ENSINO DA ZOOLOGIA.

HISTOLOGIA E ANATOMIA VEGETAL
CÉLULA VEGETAL: PAREDE CELULAR, VACÚOLO (SUBSTÂNCIAS ERGÁSTICAS) E PLASTÍDIOS. TECIDOS MERISTEMÁTICOS. EMBRIOLOGIA VEGETAL. TECIDOS VEGETAIS: PARÊNQUIMA, COLÊNQUIMA, ESCLERÊNQUIMA. TECIDOS VASCULARES (XILEMA E FLOEMA). PERIDERME E ESTRUTURAS SECRETORAS. ANATOMIA DOS ÓRGÃOS VEGETATIVOS (RAIZ, CAULE, FOLHA) E REPRODUTIVOS (FLOR, FRUTO E SEMENTES).

HISTOLOGIA ANIMAL
MÉTODOS DE ESTUDO E TÉCNICAS EM HISTOLOGIA. MORFOFISIOLOGIA DOS TECIDOS FUNDAMENTAIS E SUAS SUBDIVISÕES: TECIDO EPITELIAL, TECIDO CONJUNTIVO, TECIDO MUSCULAR, TECIDO NEURAL.

FÍSICA APLICADA ÀS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
SISTEMA INTERNACIONAL DE UNIDADES. MECÂNICA. LEIS DA TERMODINÂMICA. FLUIDOS.ÓPTICA FÍSICA. RADIAÇÕES.

BIOQUÍMICA BÁSICA
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA BIOQUÍMICA. ORGANIZAÇÃO BIOQUÍMICA DA CÉLULA. AMINOÁCIDOS E PROTEÍNAS. BIOSSÍNTESE DE PROTEÍNAS. ENZIMAS E COENZIMAS. CARBOIDRATOS. LIPÍDEOS. ÁCIDOS NUCLÉICOS.

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
A PSICOLOGIA COMO CIÊNCIA; CORRENTES PSICOLÓGICAS: NATURALISTA, AMBIENTALISTA E CONSTRUTIVISTA; A PSICOLOGIA DESENVOLVIMENTO; A PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM; DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM; DINÂMICAS DE GRUPO APLICADAS EM SALA DE AULA.

MORFOLOGIA E SISTEMÁTICA DE LOPHOTROCHOZOA
MORFOLOGIA, FISIOLOGIA, CLASSIFICAÇÃO, IMPORTÂNCIA ECONÔMICA E ECOLOGIA DOS FILOS DE LOPHOTROCHOZOA (PLATYHELMINTHES, MOLLUSCA, ANNELIDA, ROTIFERA, ACANTHOCEPHALA, GNATOSTOMULIDA, SIPUNCULA, PHORONIDA, BRACHIOPODA, ECHIURA, GASTROTRICHA, BRYOZOA, ENTOPROCTA, MICROGNATHOZOA, DYCIEMIDA, CYCLIOPHORA). TÉCNICAS DE AMOSTRAGEM E MONITORAMENTO DE INVERTEBRADOS. MÉTODOS E PRÁTICAS PARA O ENSINO DA ZOOLOGIA.

MORFOLOGIA E SISTEMÁTICA DE ALGAS, LIQUENS, BRIÓFITAS E PLANTAS VASCULARES SEM FLOR
INTRODUÇÃO À BOTÂNICA. HISTÓRICO DOS SISTEMAS DE CLASSIFICAÇÃO E NOMENCLATURA BOTÂNICA. SISTEMÁTICA: TAXONOMIA E FILOGENIA. CLADÍSTICA. MORFOLOGIA, REPRODUÇÃO, SISTEMÁTICA E ECOLOGIA DE ALGAS. TÉCNICAS DE COLETA, MONTAGEM E PRESERVAÇÃO DE ALGAS. CARACTERÍSTICAS GERAIS DAS EMBRIÓFITAS E A COLONIZAÇÃO DO AMBIENTE TERRESTRE. MORFOLOGIA, REPRODUÇÃO, SISTEMÁTICA E ECOLOGIA DOS FILOS DE PLANTAS AVASCULARES E VASCULARES SEM SEMENTES. TÉCNICAS DE COLETA, MONTAGEM E PRESERVAÇÃO DOS GRUPOS VEGETAIS SEM SEMENTES.

DIDÁTICA GERAL
A DIDÁTICA E SEU PAPEL NA FORMAÇÃO DO EDUCADOR. A PRÁTICA EDUCATIVA E SUAS VÁRIAS DIMENSÕES NO COTIDIANO ESCOLAR. FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO FORMAL, ENSINO E APRENDIZAGEM. CURRÍCULOS E TÓPICOS EMERGENTES NA EDUCAÇÃO: RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, INTERDISCIPLINARIDADE; EDUCAÇÃO AMBIENTAL; PEDAGOGIA DE PROJETOS. PLANEJAMENTO, METODOLOGIAS DE ENSINO.

BIOQUÍMICA METABÓLICA
METABOLISMO DE CARBOIDRATOS (FOTOSSÍNTESE, GLICÓLISE, RESPIRAÇÃO CELULAR, FOSFORILAÇÃO OXIDATIVA, CICLO DAS PENTOSES, NEOGLICOGÊNESE, FERMENTAÇÃO). METABOLISMO DE LIPÍDEOS (SÍNTESE DE LIPÍDEOS E BETA-OXIDAÇÃO). METABOLISMO DOS AMINOÁCIDOS (FIXAÇÃO DE NITROGÊNIO, TRANSAMINAÇÃO, DESAMINAÇÃO, CICLO DA URÉIA).

BIOESTATÍSTICA
AMOSTRAGEM. ESTATÍSTICA DESCRITIVA. CORRELAÇÃO E REGRESSÃO. PROBABILIDADES.TESTE X2. TESTE T.

GEOLOGIA
A TERRA: COMPOSIÇÃO, ESTRUTURA E DINÂMICA. TECTÔNICA DE PLACAS. TEMPO GEOLÓGICO. O SOLO COMO UM CORPO NATURAL. ROCHAS ÍGNEAS, METAMÓRFICAS E SEDIMENTARES. MINERALOGIA DAS ROCHAS E DO SOLO. COMPONENTES DO SOLO: AR, ÁGUA, MINERAIS E MATÉRIA ORGÂNICA. A INTERAÇÃO DOS QUATRO COMPONENTES COM O CONTINUUM SOLO-PLANTA-ATMOSFERA E O SUPRIMENTO DE NUTRIENTES PARA AS PLANTAS. FATORES E PROCESSOS DE FORMAÇÃO DOS SOLOS. NOÇÕES DAS PROPRIEDADES FÍSICAS, QUÍMICAS E BIOLÓGICAS DO SOLO. INTEMPERISMO.

FUNDAMENTOS DA GESTÃO AMBIENTAL
INTRODUÇÃO À GESTÃO AMBIENTAL E À PROTEÇÃO DE RECURSOS NATURAIS. CONVENÇÕES SOBRE MUDANÇA CLIMÁTICA E BIODIVERSIDADE. A INFORMAÇÃO AMBIENTAL BÁSICA PARA O PLANEJAMENTO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. ESTUDO E AVALIAÇÃO DOS PROGRAMAS NACIONAIS REFERENTES À QUESTÃO AMBIENTAL.

ECOLOGIA DE ECOSSISTEMAS
CONCEITOS GERAIS E HISTÓRICO DA ECOLOGIA. ORGANISMOS E O MEIO: CONDIÇÕES, RECURSOS E LIMITES DE TOLERÂNCIA. NICHO E GRADIENTES ECOLÓGICOS. HETEROGENEIDADE E COMPLEXIDADE AMBIENTAL (LOCAL E REGIONAL). A ENERGIA NO ECOSSISTEMA: PRODUTIVIDADE PRIMÁRIA E SECUNDÁRIA, PADRÕES DE PRODUTIVIDADE. CICLOS BIOGEOQUÍMICOS. LIGAÇÃO ENTRE PROCESSOS LOCAIS, REGIONAIS E GLOBAIS. IMPACTO HUMANO. TEMAS ATUAIS EM ECOLOGIA LIGADOS A EDUCAÇÃO.

DIDÁTICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
ORGANIZAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA DE ENSINO E O CURRÍCULO ESCOLAR. A ESCOLA E SUA FUNÇÃO SOCIAL: CURRÍCULO E PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS; TEMAS TRANSVERSAIS; PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO (PPP), PROPOSTA E PLANEJAMENTO CURRICULAR, PLANOS DE CURSO, PLANOS DE ENSINO, PLANOS DE AULAS; TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO. A PRÁXIS PEDAGÓGICA NA ÁREA DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA E BIOLÓGICAS. A PESQUISA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO. MÉTODOS E METODOLOGIA DE ENSINO E DE AVALIAÇÃO. DESENVOLVIMENTO E PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA. SIMULAÇÃO DE AULAS.

BIOLOGIA MOLECULAR
INTRODUÇÃO À BIOLOGIA MOLECULAR. FLUXO DE INFORMAÇÃO GÊNICA. MATERIAL GENÉTICO. REPLICAÇÃO DO DNA. TRANSCRIÇÃO E TRADUÇÃO. PROCESSAMENTOS PÓS-TRANSCRICÃO E PÓS-TRADUÇÃO. CONTROLE DA EXPRESSÃO GÊNICA EM PROCARIOTOS E EUCARIOTOS. ELEMENTOS TRANSPONÍVEIS. MUTAÇÃO E MECANISMO DE REPARO BIOLÓGICO. TECNOLOGIA DO DNA RECOMBINANTE. USO DA INFORMAÇÃO MOLECULAR, BIOINFORMÁTICA, GENÔMICA E PROTEÔMICA.

BIOFÍSICA
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA BIOFÍSICA. FORÇAS NOS FLUÍDOS: PRESSÃO ARTERIAL. ELASTICIDADE E AS PRESSÕES NO PULMÃO. DINÂMICA DOS FLUÍDOS: VISÃO TERMODINÂMICA DA CIRCULAÇÃO E DINÂMICA DA FILTRAÇÃO RENAL. TENSÃO SUPERFICIAL NOS ALVÉOLOS PULMONARES E AS MOLÉCULAS TENSOATIVAS. BIOFÍSICA DE MEMBRANAS. BIOELETRICIDADE. SINAPSES. BIOFÍSICA DE SISTEMAS.

ANATOMIA ANIMAL COMPARADA
INTRODUÇÃO A ANATOMIA ANIMAL COMPARADA. APARELHO LOCOMOTOR. SISTEMA TEGUMENTAR. SISTEMA CIRCULATÓRIO E LINFÁTICO. SISTEMA DIGESTÓRIO. SISTEMA URINÁRIO. SISTEMA RESPIRATÓRIO. SISTEMA REPRODUTOR. SISTEMA ENDÓCRINO. SISTEMA NERVOSO E ÓRGÃOS SENSORIAIS.

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
TIC'S NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM. O NOVO PAPEL DO DOCENTE E DO DISCENTE NO CONTEXTO DO ENSINO BASEADO EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO. FERRAMENTAS DIDÁTICAS. AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM – AVA. IMPACTO DAS TIC'S EM DIFERENTES CONTEXTOS EDUCACIONAIS. TECNOLOGIAS DIGITAIS EDUCACIONAIS NOS DIVERSOS AMBIENTES FORMATIVOS E POSSIBILIDADES DE ANÁLISES E INTERVENÇÕES A PARTIR DO CAMPO DE CONHECIMENTO DAS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS.

MORFOLOGIA DE PLANTAS VASCULARES COM FLOR
ORGANIZAÇÃO E CARACTERÍSTICAS GERAIS. FORMAS DE VIDA E ESTRATÉGIAS DE CRESCIMENTO DAS ESTRUTURAS VEGETATIVAS (RAIZ, CAULE E FOLHA) E REPRODUTIVA (FLOR, INFLORESCÊNCIA, FRUTOS E SEMENTES). TÉCNICAS DE COLETA. HERBORIZAÇÃO, MONTAGEM, PRESERVAÇÃO E MANEJO DE PLANTAS EM HERBÁRIO. ORGANIZAÇÃO E MORFOLOGIA APLICADAS À EDUCAÇÃO BÁSICA.

GENÉTICA BÁSICA
INTRODUÇÃO À GENÉTICA. BASES CITOLÓGICAS DA HEREDITARIEDADE. BASES MOLECULARES DA HEREDITARIEDADE. GENÉTICA MENDELIANA. HEREDOGRAMAS. EXTENSÕES DAS LEIS DE MENDEL. HERANÇA SEXUAL. LIGAÇÃO, RECOMBINAÇÃO E MAPEAMENTO GENÉTICO. GENÉTICA QUANTITATIVA. MUTAÇÕES GÊNICAS E CROMOSSÔMICAS. HEMOGLOBINAS E HEMOGLOBINOPATIAS. INTRODUÇÃO AO ACONSELHAMENTO GENÉTICO E BIOÉTICA. BIOTECNOLOGIA ETECNOLOGIA DO DNA RECOMBINANTE

FISIOLOGIA ANIMAL COMPARADA
CONCEITO DE HOMEOSTASE E SISTEMAS DE REGULAÇÃO; FISIOLOGIA COMPARADA DOS SISTEMAS DIGESTÓRIO, CIRCULATÓRIO, RESPIRATÓRIO, EXCRETOR, NERVOSO, ENDÓCRINO, ESQUELÉTICO-MUSCULAR E REPRODUTOR DOS VERTEBRADOS.

FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS
INTRODUÇÃO À FILOSOFIA. TERMINOLOGIA FILOSÓFICA: IDEIA, CONCEITO, JUÍZO E DEFINIÇÃO. ELEMENTOS BÁSICOS DE LÓGICA: ARGUMENTO, PREMISSA, CONCLUSÃO E FALÁCIAS NÃO FORMAIS. A ORIGEM DA FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS. CIÊNCIA NA HISTÓRIA. RUPTURAS EPISTEMOLÓGICAS E REVOLUÇÕES CIENTÍFICAS. CIÊNCIA E SUA FUNÇÃO SOCIAL. A NEUTRALIDADE CIENTÍFICA, A IDEOLOGIA CIENTIFICISTA. A QUESTÃO DO MÉTODO NAS CIÊNCIAS. O PROBLEMA DA FUNDAMENTAÇÃO DA VERDADE. FILOSOFIA E CIÊNCIA NO MUNDO CONTEMPORÂNEO.

ECOLOGIA DE COMUNIDADES
CONCEITO DE COMUNIDADE BIÓTICA. ORGANIZAÇÃO E ESTRUTURA DE COMUNIDADES: REGULAÇÃO E EQUILÍBRIO. RIQUEZA E ABUNDÂNCIA DE ESPÉCIES. NICHOS E GUILDAS. ESTRUTURA E CADEIAS TRÓFICAS. INTERAÇÕES ENTRE ESPÉCIES. EXCLUSÃO COMPETITIVA E PREDAÇÃO. SUCESSÃO ECOLÓGICA E MOSAICOS AMBIENTAIS. DIVERSIDADE: DEFINIÇÕES E ÍNDICES. BIODIVERSIDADE E FUNÇÕES ECOSSISTÊMICAS. TEMAS EM EDUCAÇÃO E ECOLOGIA DE COMUNIDADES.

TCC I
PROJETO DE MONOGRAFIA: CONCEITO, CARACTERÍSTICA, PLANEJAMENTO, ESTRUTURA. ELEMENTOS PRÉ-TEXTO, ELEMENTOS DO TEXTO, ELEMENTOS DO PÓS-TEXTO, APRESENTAÇÃO DE DADOS COMPLEMENTARES. ÉTICA NA PRODUÇÃO CIENTÍFICA.

PALEONTOLOGIA
INTRODUÇÃO A PALEONTOLOGIA.CONCEITOS. PROCESSOS TAFONÔMICOS: PROCESSOS DE FOSSILIZAÇÃO DOS PRINCIPAIS GRUPOS TAXONÔMICOS DE INVERTEBRADOS E VERTEBRADOS. INTRODUÇÃO AOS MÉTODOS DE PROSPECÇÃO, COLETA E PREPARAÇÃO DE FÓSSEIS.BIOESTRATONOMIA. BIOGEOGRAFIA.BIOGEOCRONOLOGIA. FÓSSEIS NO BRASIL. MÉTODOS DE PROSPECÇÃO, COLETA, DATAÇÃO, PREPARAÇÃO E ANÁLISE DE FÓSSEIS. PALEOGEOGRAFIA. HISTÓRIA DA DIVERSIDADE BIOLÓGICA.

MORFOLOGIA E SISTEMÁTICA DE ECDYSOZOA
MORFOLOGIA, FISIOLOGIA, CLASSIFICAÇÃO, IMPORTÂNCIA ECONÔMICA E ECOLOGIA DOS FILOS DE ECDYSOZOA (NEMATODA, NEMERTEA, ARTHROPODA, ONYCOPHORA, TARDIGRADA, KINORHYNCHA, PRIAPULIDA, CHAETOGNATHA) COM ÊNFASE EM ARTHROPODA. TÉCNICAS DE AMOSTRAGEM E MONITORAMENTO DE INVERTEBRADOS. MÉTODOS E PRÁTICAS PARA O ENSINO DA ZOOLOGIA.

GENÉTICA DE POPULAÇÕES
CONCEITUAÇÃO E PRINCÍPIOS GERAIS. TEOREMA DE HARDY-WEINBERG. FREQUÊNCIAS GENOTÍPICAS E ALÉLICAS. FATORES QUE ALTERAM AS FREQÜÊNCIAS ALÉLICAS E GENOTÍPICAS DE UMA POPULAÇÃO. POLIMORFISMO GEOGRÁFICO E CROMOSSÔMICO. VARIAÇÃO GENÉTICA EM POPULAÇÕES. ESTRUTURA GENÉTICA DAS POPULAÇÕES. TÉCNICAS DE ANÁLISE GENÉTICA DE POPULAÇÕES. TIPOS DE MARCADORES MOLECULARES UTILIZADOS EM ANÁLISE DE DIVERSIDADE GENÉTICA INTER E INTRAPOPULACIONAL.

FISIOLOGIA DO METABOLISMO VEGETAL
RELAÇÕES HÍDRICAS: ECONOMIA DE ÁGUA. FOTOSSÍNTESE E PRODUTIVIDADE. RESPIRAÇÃO EM ÓRGÃOS VEGETAIS. ABSORÇÃO DE SOLUTOS. TRANSPORTE DE SOLUTOS. NUTRIÇÃO MINERAL. ANÁLISE DE CRESCIMENTO.

ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE LICENCIATURA I
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA PARA A PRÁTICA DO ENSINO DE CIÊNCIAS. PLANEJAMENTO, CONSTRUÇÃO E UTILIZAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO-PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS (ENSINO FUNDAMENTAL). O PAPEL DA PESQUISA NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES. ANÁLISE DE MATERIAIS DIDÁTICOS. DELIMITAÇÃO E OBSERVAÇÃO DE UNIDADES ESCOLARES PARA RECONHECIMENTO DE PROBLEMÁTICAS EDUCACIONAIS EM RELAÇÃO A QUESTÕES ADMINISTRATIVO-PEDAGÓGICAS E DE ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO.

ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE BACHARELADO I
O ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE BACHARELADO I VISA O TREINAMENTO DO ESTUDANTE NAS ATIVIDADES DE APRENDIZAGEM SOCIAL, PROFISSIONAL E CULTURAL ATRAVÉS DE OBSERVAÇÕES, ESTUDOS, PESQUISAS, VISITAS, EXERCÍCIO PROFISSIONAL REMUNERADO OU NÃO REMUNERADO EM EMPRESAS PÚBLICAS, PRIVADAS, ASSESSORIAS A MOVIMENTOS SOCIAIS E NA PRÓPRIA IES, SOB A ORIENTAÇÃO DE UM PROFISSIONAL DA ÁREA. ELABORAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE RELATÓRIOS TÉCNICOS. POSSIBILITAR AO ACADÊMICO A VIVENCIA DA PRÁTICA PROFISSIONAL EMBASADOS NA ÉTICA, NA TOMADA DE DECISÃO E NA PESQUISA DA REALIDADE SÓCIO-POLITICA, ECONÔMICA E CULTURAL E DA DINÂMICA DA PRÁTICA PROFISSIONAL DE SUA ÁREA E NAS ORGANIZAÇÕES ESTUDADAS.

ECOLOGIA DE POPULAÇÕES
ECOLOGIA DE POPULAÇÕES: CONCEITOS BÁSICOS. TAMANHOS POPULACIONAIS. ESTRATEGISTAS R E K. CICLOS DE VIDA E TABELAS DE VIDA. FORMAS DE CRESCIMENTO POPULACIONAL. CURVAS E TAXAS DE CRESCIMENTO POPULACIONAL. DINÂMICA POPULACIONAL: FLUTUAÇÕES. INTERAÇÕES NAS POPULAÇÕES. METAPOPULAÇÕES. MANEJO DE POPULAÇÕES. SELEÇÃO DE CONTEÚDOS E DE PRÁTICAS DE ENSINO E SUA ADEQUAÇÃO À EDUCAÇÃO.

ANTROPOLOGIA
ANTROPOLOGIA COMO CIÊNCIA. DIVERSIDADE CULTURAL, MIGRAÇÕES E IDENTIDADES. ANTROPOLOGIA CULTURAL E AMBIENTAL. ETNOGRAFIA.

ORIGEM DOS VERTEBRADOS, MORFOLOGIA E SISTEMÁTICA DE ANAMNIOTOS
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ORIGEM DOS VERTEBRADOS. MORFOLOGIA, FISIOLOGIA, CLASSIFICAÇÃO E ECOLOGIA DOS EQUINODERMOS, HEMICORDADOS, UROCORDADOS, CEFALOCORDADOS E VERTEBRADOS NÃO-AMNIOTOS (PEIXES E ANFÍBIOS). TÉCNICAS DE AMOSTRAGEM E MONITORAMENTO DE VERTEBRADOS EM GERAL. MÉTODOS E PRÁTICAS PARA O ENSINO DA ZOOLOGIA.

MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA
CARACTERÍSTICAS GERAIS DE BACTÉRIAS, ARCHEAS, FUNGOS E VÍRUS. MORFOLOGIA, NUTRIÇÃO, REPRODUÇÃO. PRINCIPAIS DOENÇAS CAUSADAS POR BACTÉRIAS, FUNGOS E VÍRUS. TECIDOS E ÓRGÃOS LINFÓIDES. PROPRIEDADES E FUNÇÃO DO SISTEMA IMUNE. IMUNIDADE INESPECÍFICA E ESPECÍFICA. IMUNIDADE HUMORAL E CELULAR.

FISIOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO VEGETAL
CRESCIMENTO, DIFERENCIAÇÃO, MORFOGÊNESE; REGULADORES VEGETAIS; REPRODUÇÃO NOS VEGETAIS SUPERIORES; TROPISMOS.

EVOLUÇÃO
HISTÓRIA DO PENSAMENTO EVOLUTIVO. EVIDÊNCIAS E MECANISMOS EVOLUTIVOS. VARIABILIDADE. ESTRUTURA POPULACIONAL. SELEÇÃO NATURAL. SELEÇÃO SEXUAL. ADAPTAÇÃO, EXTINÇÃO, ESPECIAÇÃO E COEVOLUÇÃO. ORIGEM DA VIDA E EVOLUÇÃO HUMANA. EVOLUÇÃO MOLECULAR. FILOGENIA. NOVIDADES EVOLUTIVAS.

ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE LICENCIATURA II
ESTUDO DA ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DO NÍVEL FUNDAMENTAL. ESTUDO DA ORGANIZAÇÃO EDUCACIONAL DO ESTADO DE MATO GROSSO: CICLOS DE FORMAÇÃO HUMANA. INTEGRAÇÃO ESCOLA X COMUNIDADE. PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO ESCOLAR. ELABORAÇÃO DE PLANOS DE ENSINO E PLANOS DE AULA. SIMULAÇÃO DE AULAS TEÓRICAS, DE LABORATÓRIO E DE CAMPO. POSTURA E ÉTICA DOCENTE. PARTICIPAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM NA ESCOLA, REGÊNCIA EM SALAS DE AULA.

ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE BACHARELADO II
O ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE BACHARELADO II VISA O TREINAMENTO DO ESTUDANTE NAS ATIVIDADES DE APRENDIZAGEM SOCIAL, PROFISSIONAL E CULTURAL ATRAVÉS DE OBSERVAÇÕES, ESTUDOS, PESQUISAS, VISITAS, EXERCÍCIO PROFISSIONAL REMUNERADO OU NÃO REMUNERADO EM EMPRESAS PÚBLICAS, PRIVADAS, ASSESSORIAS A MOVIMENTOS SOCIAIS E NA PRÓPRIA IES, SOB A ORIENTAÇÃO DE UM PROFISSIONAL DA ÁREA. ELABORAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE RELATÓRIOS TÉCNICOS. POSSIBILITAR AO ACADÊMICO A VIVENCIA DA PRÁTICA PROFISSIONAL EMBASADOS NA ÉTICA, NA TOMADA DE DECISÃO E NA PESQUISA DA REALIDADE SÓCIO-POLITICA, ECONÔMICA E CULTURAL E DA DINÂMICA DA PRÁTICA PROFISSIONAL DE SUA ÁREA E NAS ORGANIZAÇÕES ESTUDADAS.

SISTEMÁTICA E TAXONOMIA DE PLANTAS VASCULARES COM FLOR
SISTEMAS DE CLASSIFICAÇÃO DE PLANTAS. IDENTIFICAÇÃO COM CHAVES ANALÍTICAS. TAXONOMIA DAS PRINCIPAIS FAMÍLIAS DO BRASIL. SISTEMÁTICA FILOGENÉTICA. CLADÍSTICA. HERBORIZAÇÃO DE PLANTAS. DIAGNOSE DAS PRINCIPAIS FAMÍLIAS DE IMPORTÂNCIA ECOLÓGICA E ECONÔMICA.

SISTEMÁTICA E BIOLOGIA DE MICRORGANISMOS
TAXONOMIA MICROBIANA. INTRODUÇÃO A FILOGENIA. FISIOLOGIA DE BACTÉRIAS, ARQUEAS, FUNGOS E LEVEDURAS. INTERAÇÕES MICROBIANAS. GENÉTICA DE MICRORGANISMOS. APLICAÇÕES DA MICROBIOLOGIA. TÉCNICAS LABORATORIAIS E MODELOS DIDÁTICOS APLICADOS AO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA.

PARASITOLOGIA
GENERALIDADES SOBRE O PARASITISMO.MORFOLOGIA, BIOLOGIA, MECANISMOS DE TRANSMISSÃO E AÇÃO. PATOGENIA, SINTOMATOLOGIA, EPIDEMIOLOGIA, PROFILAXIA DAS PRINCIPAIS PARASITOSES HUMANAS (PROTOZOÁRIOS, HELMINTOS, ARTRÓPODES E TRANSMISSORES DE DOENÇAS).

MUTAGÊNESE AMBIENTAL
FUNDAMENTOS EM TOXICOLOGIA GERAL E AMBIENTAL. GENÉTICA DO CÂNCER. EXPOSIÇÃO A AGENTES QUÍMICOS E FÍSICOS. AGENTES TERATOGÊNICOS, MUTAGÊNICOS E CARCINOGÊNICOS. FISIOPATOLOGIA E CONTAMINAÇÃO AMBIENTAL: PATOLOGIAS TÓXICAS. CARACTERÍSTICAS DA EXPOSIÇÃO A XENOBIÓTICOS. MONITORAMENTO AMBIENTAL E BIOLÓGICO. BIOINDICADORES.

ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE LICENCIATURA III
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA PARA A PRÁTICA DO ENSINO DE BIOLOGIA. PLANEJAMENTO, CONSTRUÇÃO E UTILIZAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO-PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE BIOLOGIA (ENSINO MÉDIO). O PAPEL DA PESQUISA NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES. ANÁLISE DE MATERIAIS DIDÁTICOS. DELIMITAÇÃO E OBSERVAÇÃO DE UNIDADES ESCOLARES PARA RECONHECIMENTO DE PROBLEMÁTICAS EDUCACIONAIS EM RELAÇÃO A QUESTÕES ADMINISTRATIVO-PEDAGÓGICAS E DE ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO.

MÉTODOS DE AVALIAÇÃO DA BIODIVERSIDADE
INVENTÁRIOS BOTÂNICOS. INVENTÁRIOS FAUNÍSTICOS. DEFINIÇÃO DE ALVOS E METAS DE CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE. ANÁLISE DE VULNERABILIDADE DA BIODIVERSIDADE.

ETNOBOTÂNICA
MÉTODOS E TÉCNICAS DE COLETA E ANÁLISE DE DADOS ETNOBOTÂNICOS. AMOSTRAGEM DA VEGETAÇÃO E ÍNDICES DE DIVERSIDADE APLICADO À ETNOBOTÂNICA. ETNOBOTÂNICA APLICADA PARA A CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE. COLETA E CONSERVAÇÃO DE PLANTAS DESTINADAS AO ESTUDO ETNOBOTÂNICO. LEGISLAÇÃO SOBRE A UTILIZAÇÃO DO PATRIMÔNIO GENÉTICO. TRABALHO DE CAMPO.

ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE LICENCIATURA IV
ESTRUTURA CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO. INTEGRAÇÃO ESCOLA X COMUNIDADE. POSTURA E ÉTICA DOCENTE. PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO ESCOLAR. PLANEJAMENTO DE PROPOSTAS DE ESTUDOS BIOLÓGICOS E PRÁTICAS METODOLÓGICAS. SIMULAÇÃO DE AULAS TEÓRICAS, DE LABORATÓRIO E DE CAMPO. ELABORAÇÃO E EXECUÇÃO DE TRABALHOS JUNTO À COMUNIDADE ESCOLAR.

EPIDEMIOLOGIA E SAÚDE PÚBLICA
BASES CONCEITUAIS DA EPIDEMIOLOGIA E SAÚDE COLETIVA, DA VIGILÂNCIA EM SAÚDE PÚBLICA E DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE. PROCESSO SAÚDE-DOENÇA. ESTRUTURA EPIDEMIOLÓGICA DOS PROBLEMAS DE SAÚDE: AGENTE, HOSPEDEIRO E AMBIENTE; MEDIDAS DE FREQUÊNCIA. EPIDEMIOLOGIA DESCRITIVA E SAÚDE PÚBLICA: DISTRIBUIÇÃO DAS DOENÇAS E PROBLEMAS DE SAÚDE SEGUNDO CARACTERÍSTICAS DAS PESSOAS, DO ESPAÇO E DO TEMPO; EFEITOS DE IDADE, COORTE E PERÍODO. TRANSIÇÃO EPIDEMIOLÓGICA E TRANSIÇÃO DEMOGRÁFICA. VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA, SANITÁRIA E AMBIENTAL. BASES ESTRUTURAIS E HISTÓRICAS DA SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL.

BIOTECNOLOGIA
CONCEITO E BREVE HISTÓRICO. BIOTECNOLOGIA MOLECULAR. EXPRESSÃO HETERÓLOGA EM PROCARIOTOS E EUCARIOTOS. ENGENHARIA DE PROTEÍNAS. APLICAÇÃO DOS PROCESSOS BIOTECNOLÓGICOS NA OBTENÇÃO DE POLÍMEROS, BIOFÁRMACOS E ENZIMAS. BIOTECNOLOGIA INDUSTRIAL: PROCESSOS UPSTREAM E DOWNSTREAM. PROCESSOS FERMENTATIVOS. IMPACTO DA BIOTECNOLOGIA EM ECONOMIA E MEIO-AMBIENTE. MARCOS REGULATÓRIOS.