
TCC I
PROJETO DE MONOGRAFIA: CONCEITO, CARACTERÍSTICA, PLANEJAMENTO, ESTRUTURA. ELEMENTOS PRÉ-TEXTO, ELEMENTOS DO TEXTO, ELEMENTOS DO PÓS-TEXTO, APRESENTAÇÃO DE DADOS COMPLEMENTARES. ÉTICA NA PRODUÇÃO CIENTÍFICA.

PALEONTOLOGIA
INTRODUÇÃO A PALEONTOLOGIA.CONCEITOS. PROCESSOS TAFONÔMICOS: PROCESSOS DE FOSSILIZAÇÃO DOS PRINCIPAIS GRUPOS TAXONÔMICOS DE INVERTEBRADOS E VERTEBRADOS. INTRODUÇÃO AOS MÉTODOS DE PROSPECÇÃO, COLETA E PREPARAÇÃO DE FÓSSEIS.BIOESTRATONOMIA. BIOGEOGRAFIA.BIOGEOCRONOLOGIA. FÓSSEIS NO BRASIL. MÉTODOS DE PROSPECÇÃO, COLETA, DATAÇÃO, PREPARAÇÃO E ANÁLISE DE FÓSSEIS. PALEOGEOGRAFIA. HISTÓRIA DA DIVERSIDADE BIOLÓGICA.

MORFOLOGIA E SISTEMÁTICA DE ECDYSOZOA
MORFOLOGIA, FISIOLOGIA, CLASSIFICAÇÃO, IMPORTÂNCIA ECONÔMICA E ECOLOGIA DOS FILOS DE ECDYSOZOA (NEMATODA, NEMERTEA, ARTHROPODA, ONYCOPHORA, TARDIGRADA, KINORHYNCHA, PRIAPULIDA, CHAETOGNATHA) COM ÊNFASE EM ARTHROPODA. TÉCNICAS DE AMOSTRAGEM E MONITORAMENTO DE INVERTEBRADOS. MÉTODOS E PRÁTICAS PARA O ENSINO DA ZOOLOGIA.

GENÉTICA DE POPULAÇÕES
CONCEITUAÇÃO E PRINCÍPIOS GERAIS. TEOREMA DE HARDY-WEINBERG. FREQUÊNCIAS GENOTÍPICAS E ALÉLICAS. FATORES QUE ALTERAM AS FREQÜÊNCIAS ALÉLICAS E GENOTÍPICAS DE UMA POPULAÇÃO. POLIMORFISMO GEOGRÁFICO E CROMOSSÔMICO. VARIAÇÃO GENÉTICA EM POPULAÇÕES. ESTRUTURA GENÉTICA DAS POPULAÇÕES. TÉCNICAS DE ANÁLISE GENÉTICA DE POPULAÇÕES. TIPOS DE MARCADORES MOLECULARES UTILIZADOS EM ANÁLISE DE DIVERSIDADE GENÉTICA INTER E INTRAPOPULACIONAL.

FISIOLOGIA DO METABOLISMO VEGETAL
RELAÇÕES HÍDRICAS: ECONOMIA DE ÁGUA. FOTOSSÍNTESE E PRODUTIVIDADE. RESPIRAÇÃO EM ÓRGÃOS VEGETAIS. ABSORÇÃO DE SOLUTOS. TRANSPORTE DE SOLUTOS. NUTRIÇÃO MINERAL. ANÁLISE DE CRESCIMENTO.

ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE LICENCIATURA I
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA PARA A PRÁTICA DO ENSINO DE CIÊNCIAS. PLANEJAMENTO, CONSTRUÇÃO E UTILIZAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO-PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS (ENSINO FUNDAMENTAL). O PAPEL DA PESQUISA NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES. ANÁLISE DE MATERIAIS DIDÁTICOS. DELIMITAÇÃO E OBSERVAÇÃO DE UNIDADES ESCOLARES PARA RECONHECIMENTO DE PROBLEMÁTICAS EDUCACIONAIS EM RELAÇÃO A QUESTÕES ADMINISTRATIVO-PEDAGÓGICAS E DE ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO.

ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE BACHARELADO I
O ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE BACHARELADO I VISA O TREINAMENTO DO ESTUDANTE NAS ATIVIDADES DE APRENDIZAGEM SOCIAL, PROFISSIONAL E CULTURAL ATRAVÉS DE OBSERVAÇÕES, ESTUDOS, PESQUISAS, VISITAS, EXERCÍCIO PROFISSIONAL REMUNERADO OU NÃO REMUNERADO EM EMPRESAS PÚBLICAS, PRIVADAS, ASSESSORIAS A MOVIMENTOS SOCIAIS E NA PRÓPRIA IES, SOB A ORIENTAÇÃO DE UM PROFISSIONAL DA ÁREA. ELABORAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE RELATÓRIOS TÉCNICOS. POSSIBILITAR AO ACADÊMICO A VIVENCIA DA PRÁTICA PROFISSIONAL EMBASADOS NA ÉTICA, NA TOMADA DE DECISÃO E NA PESQUISA DA REALIDADE SÓCIO-POLITICA, ECONÔMICA E CULTURAL E DA DINÂMICA DA PRÁTICA PROFISSIONAL DE SUA ÁREA E NAS ORGANIZAÇÕES ESTUDADAS.

ECOLOGIA DE POPULAÇÕES
ECOLOGIA DE POPULAÇÕES: CONCEITOS BÁSICOS. TAMANHOS POPULACIONAIS. ESTRATEGISTAS R E K. CICLOS DE VIDA E TABELAS DE VIDA. FORMAS DE CRESCIMENTO POPULACIONAL. CURVAS E TAXAS DE CRESCIMENTO POPULACIONAL. DINÂMICA POPULACIONAL: FLUTUAÇÕES. INTERAÇÕES NAS POPULAÇÕES. METAPOPULAÇÕES. MANEJO DE POPULAÇÕES. SELEÇÃO DE CONTEÚDOS E DE PRÁTICAS DE ENSINO E SUA ADEQUAÇÃO À EDUCAÇÃO.

ANTROPOLOGIA
ANTROPOLOGIA COMO CIÊNCIA. DIVERSIDADE CULTURAL, MIGRAÇÕES E IDENTIDADES. ANTROPOLOGIA CULTURAL E AMBIENTAL. ETNOGRAFIA.